As Loiras de Alfred Hitchcock

Hitchcock é conhecido mundialmente por suas intrigantes tramas de suspense que envolvem várias loiras famosas do cinema no elenco.Conheça algumas atrizes loiríssimas que participaram de filmes do Mestre do Suspense e confirme de uma vez por todas que embora a máxima do filme Gentleman Prefer Blonde não se aplica a todos os homens, com certeza se aplicava ao Hitchcock.

Alfred Hitchcock e Tippi Hendren na estréia de Os Pássaros (1960).


Kim Novak


Kim participou de apenas um filme de Hitchcock, o confuso e atemporal Um Corpo Que Cai (1958), ou Vertigo em seu título original.Nessa produção da Paramount Pictures a atriz estadunidense contracenou com uma das maiores lendas do cinema, o ator James Stewart.Além de ter feito esse trabalho para Hitchcock, que se tornou um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema, Kim teve a oportunidade de ter trabalhado com os diretores Billy Wilder, Richard Quine e Otto Preminger.



A atriz tem 84 anos de idade e chegou a ganhar prêmios e nomeações nos concursos mais importantes do cinema, além de ter seu nome na Calçada da Fama.
 


 Tippi Hendren

Com ascendência de escandinavos, Tippi foi descoberta por Hitchcock em um comercial de televisão.Antes de ser atriz Hendren trabalhou como modelo e estreou no cinema com um papel importantíssimo, o de Melanie Daniels em Os Pássaros (1963).A atuação nesse grande suspense de Hitchcock lhe rendeu o Prêmio de Atriz Revelação no Globo de Ouro em 1964.





O segundo e último trabalho de Tippi Hendren para Alfred Hitchcock foi Marnie - Confissões de Uma Ladra (1964).O enredo de Marnie foi polêmico para época e a princípio teria o papel principal destinado à Grace Kelly, que recusou devido ao seu casamento com o Príncipe de Mônaco, Rainier III.

Uma curiosidade sobre Tippi é que ela é avó da atriz Dakota Johnson, conhecida por interpretar Anastasia Steele no filme 50 Tons de Cinza.

 Grace Kelly

Figurinha garantida em alguns filmes de Hitchcock, como Disque M Para Matar (1954), Janela Indiscreta (1954) e Ladrão de Casaca (1955), Grace foi uma atriz premiadíssima, chegando a ganhar seis prêmios ao longo de sua carreira, entre eles 3 prêmios no Globo de Ouro e um Oscar em 1955.




A parceria com Hitchcock deu muito certo e foi frutífera para ambos, no entanto, com o seu matrimônio e deveres de Princesa de Mônaco a serem cumpridos, o último trabalho de Grace Kelly no cinema foi em 1956 no filme Alta Sociedade do diretor Charles Walters.

Madeleine Carroll

Menos conhecida que as anteriores, Madeleine Carroll participou nos anos 30  de dois filmes de Alfred Hitchcock, Os 39 Degraus (1935) Agente Secreto (1936).Foi  uma mulher engajada durante a Segunda Guerra Mundial e ganhou medalhas por seus serviços prestados na Cruz Vermelha.




Carroll participou de outras produções de diretores notáveis como O Leque Vermelho (1943) de Otto Preminger e Legião de Heróis (1940) de Cecil B.DeMille.

 Carole Lombard

Um dos maiores ícones de beleza dos anos 30, Carole Lombard foi casada com o famoso e premiado ator Clark Gable. Sua vida teve um final bem trágico, já que a atriz morreu aos 33 anos  de idade em uma viagem de avião.




Ao lado de Robert Montgomery estrelou para Hitchcock a comédia Mr. & Mrs. Smith (1941), filme que impulsionou a carreira da atriz novamente, mas infelizmente foi a penúltima participação dela em filmes antes de sua precoce morte.

 Marlene Dietrich

Mais conhecida por sua parceria com o diretor austríaco Josef Von Sternberg, onde atuou em filmes como A Vênus Loira (1932), O Expresso de Xangai (1932) entre outros, Marlene foi uma atriz e cantora notável.Sua parceria com Alfred Htchcock se deu no não tão famoso Stage Fright (1950).




Marlene participou ativamente a favor dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, fazia apresentações para soldados e os ajudava financeiramente.Por tais atos, Marlene foi agraciada com medalhas de honra.A atriz está na lista das 10 maiores estrelas femininas do cinema do século 20, segundo o American Film Institute.

Doris Day

Atriz e cantora, Doris Day participou da segunda versão de O Homem Que Sabia Demais (1957) ao lado de James Stewart.Nos anos 60 participou de várias comédias e usualmente nos filmes que atuava o dote de cantora da atriz era utilizado.




Doris hoje em dia está com 95 anos de idade e mantém a própria fundação de ajuda e proteção aos animais, a Doris Day Pet Foundation.


Janet Leight

Eternizada na cena do banheiro em Psicose (1960), este foi o único filme de Hitchcock que conta com a participação da atriz.O último trabalho relevante de Janet foi em Halloween H20- Vinte Anos Depois, onde atuou com a filha Jamie Lee Curtis, que curiosamente é considerada a Rainha do Grito.




A cena da morte de sua personagem no banheiro foi tão interessante e importante que lhe rendeu no mesmo ano o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar.



Eva Marie Saint

Eva estrelou junto a Cary Grant a intrigante trama de aventura e espiobagem Intriga Internacional (1959), um filme marcante de Hichcock.Seu último trabalho no cinema foi como Martha Kent no filme Superman - O Retorno (2006) e seu último trabalho na televisão foi como dubladora da personagem Katara em Avatar, A Lenda de Korra (2012).Na Calçada da Fama Eva Marie possui duas estrelas, uma por sua carreira no cinema e outra por sua carreira na televisão.



As loiras de Hitchcock são uma das grandes características de seus filmes, mas engana-se quem pensa que o diretor apenas colocava elas nos papéis principais, por isso, logo mais teremos um contraponto com atrizes não loiras que também brilharam em produções do aclamado diretor inglês.

3 comentários:

  1. Que time de atrizes maravilhosas! Sou fã da Grace Kelly.
    Big Beijos
    http://www.luluonthesky.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Era extremamente glamourosa!

      Excluir
  2. Hello, your Blog is very cute! now I follow it via gfc! Do you want to reciprocate ?! The gfc bar, on my blog, is on the RIGHT scrolling a lot the Blog I expect you dear http://casaninnamamma.blogspot.it

    ResponderExcluir