Os anos 60 e o Futurismo

16:32

De todas as décadas, uma das que mais cultuaram o futuro, sem sombra de dúvidas, foi os anos 60.De alienígenas em suas naves especiais ao desenvolvimento de universos paralelos, a década de 60 foi marcada por revoluções, guerras e transformações sociais, e talvez o futurismo tenha sido o melhor escape para toda aquela geração que viveu dias tão caóticos.

O túnel do tempo série

Robert Colbert e James Darren na série The Time Tunnel.

Guerra Fria

Não há como falar deste período sem mencionar a eclosão da Guerra Fria, que já havia se estabelecido nos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e dividiu o mundo em dois blocos antagônicos: de um lado países capitalistas liderados por Estados Unidos, do outro países socialistas guiados pela União Soviética (URSS).


Tal Guerra tem esse nome por não ter existido de fato um confronto armamentista e direto entre Estados Unidos e URSS, mas, isso não significa que estes dois países não tenham interferido em guerras e revoluções alheias e utilizado de suas ideologias.Um exemplo disso é a Revolução Cubana de 1959.Os setores conservadores e da elite cubana contaram com o apoio americano, ao passo que estabelecida a vitória socialista os soviéticos deram total aval ao governo de Fidel Castro.

Guerra Fria resumo corrida espacial

 Charge acerca da divisão do mundo em dois blocos.

Além disso, golpes militares em países como Argentina, Chile e demais países da América Latina foram sustentados pelos Estados Unidos, em contrapartida, União Soviética igualmente interferia de seu modo nos países da Ásia e Leste Europeu.

Corrida Espacial

Dito sucintamente o que foi a Guerra Fria, podemos concluir que a grande arma dos protagonistas foi a ideologia.

Estados Unidos e União Soviética vendiam um padrão de vida ideal e competiam em absolutamente todos os setores: economia, produção de cultura, esportes e até mesmo na tecnologia.

Três anos antes de entramos na década de 60, no ano de 1957, foi lançado ao espaço o primeiro satélite, o Sputnik I. Este fato conquistado pela URSS deixou o mundo completamente boquiaberto, mas não parou por aí! O Sputnik II levou para fora da órbita terrestre  a famosa cachorrinha Laika e em 1961, Yuri Gagarin foi o primeiro homem a orbitar em torno da Terra.

Corrida Espacial Guerra Fria




 Neil Armstrong e Yuri Gagarin, maiores nomes da Corrida Espacial.

Todas essas conquistas soviéticas no espaço alimentaram ainda mais o sentimento de rivalidade.Os americanos não podiam permitir que seus maiores inimigos conquistassem o universo, era preciso elaborar algo mais grandioso e impactante, e por isso, a grande resposta americana vem no ano 1969, quando Neil Armstrong se torna o primeiro homem a pisar na Lua.

Sentimento Futurístico

O homem dos anos 60 já estava num futuro idealizado por outros homens do final do século 19 e início do século 20.A conquista do espaço abriu o campo das especulações. O que mais estaria por vir? Existiria extraterrestres e formas de vida parecidas com a nossa em outros planetas? Para responder essa e outras questões, sob um ponto de vista bastante imaginativo e futurístico, diversas séries de TV e desenhos foram desenvolvidas.

the jetsons serie tv


 The Jetsons, a família do futuro mais querida da TV.

Um grande clássicos dos anos 60 foi a série animada The Jetsons.No enredo temos uma típica família americana dos anos 50 e 60 vivendo no ano de 2062.O mais bacana dos Jetsons são os aparelhos tecnológicos antecipados pelos produtores, como por exemplo, TV de plasma, videochamadas, robôs que faziam tarefas domésticas e tantas outras invenções que facilitariam a vida do homem moderno.

Outro destaque nas telinhas foi a série Star Trek, com três temporadas recheadas de nomes importantes do cinema e TV, a produção se tornou uma das maiores referências do segmento de ficção científica e símbolo da cultura pop.Mas, podemos citar também como séries do mesmo gênero, Perdidos no Espaço e O Túnel do Tempo, além é claro da famosíssima Doctor Who, franquia que tem episódios produzidos até hoje.



A moda, arquitetura e música também foram influenciadas por essa atmosfera, mas isso eu talvez explique em outro post.

Antiguinhas

49 comentários

  1. Adorei esse post!!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro história, então me identifiquei com esse post e gostei de saber mais detalhes sobre os 60's, uma época tão curiosa e cheia de referências que ainda afetam o mundo contemporâneo, e não só no lado da moda! Realmente foi uma época super conturbada que influenciou muitos movimentos importantes.
    Beijos, Ana (http://elasdisseram.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conturbada é a palavra que melhor define os anos 60.Foi uma época bastante rica culturalmente e que quebrou vários paradigmas sociais.

      Beijos

      Excluir
  3. Ah, que legal esse post! Adoro essas linhas do tempo porque muitas vezes, olhando de agora para trás, não percebemos os grandes marcos que determinadas coisas foram - como Os Jetsons e Star Trek.
    E eu quero o post sobre a moda e a beleza dessa época, a parte que mais gosto!

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jetsons é um amor.Star Trek também!

      Beijos

      Excluir
  4. Bem legal seu post!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  5. Mt bom seu psot, bom relembrar um pouco do que aprendi sobre essa época. E vendo os Jetsons aí, não é engraçado que esse futuro tão moderno ainda não chegou? Rsrs.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah.Quem sabe um dia? Alguns dos objetos aparecem nos Jetsons e depois na realidade. como a TV de plasma e videochamadas.Talvez um dia ainda há quem veja esse futuro idealizado.

      Beijos

      Excluir
  6. Sci-Fi 1960's é uma das coisas mais bacanas dessa década, e também uma das que mais gosto. Principalmente por ter influenciado tantos filmes, séries e moda <3

    Boa semana Gabi!

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Influenciou demais, boa parte dos filmes de sci-fi tem um pézinho de referência nessa época.É bastante interessante.

      Beijos e ótima semana Pri.

      Excluir
  7. Que post lindo de meldels. Eu amei ver todas essas coisas reunidas, década de 60 é muito inspiradora. Eu tô vendo uma série chamada 11.22.63 que se passa nos anos 60, é bem creepy mas tem toda essa estética linda. O problema mesmo é que nessa época ainda era muito forte o separatismo e preconceito com negros e as mulheres sofriam demais com o machismo :/


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, infelizmente muitas coisas ainda permanecem a mesma, mas o separatismo nos EUA era ainda mais forte e o machismo no mundo também.Foi na década de 60 que as revoluções feministas aconteceram de uma maneira mais radical e em busca da quebra de preceitos sociais pré-estabelecidos.Outras revoluções como a Cubana e em países colonizados por Estados europeus também foram importantes.

      Beijosss

      Excluir
  8. Eu amaaaaava o desenho do Jetsons.
    big beijos
    Blog Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  9. cara, eu adoro como você simplesmente não escreve um post só sobre moda, sabe.. você trás todos os elementos economicosociais que influenciaram a época e, logicamente, as roupas!
    eu acho isso muito foda no seu blog e acho isso muito único também!
    sério, apenas continue <3

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isa <3 Faço tudo com amor! <3 Não tem como desvincilhar o contexto histórico das roupas.A moda é uma expressão pessoal, mas ao mesmo tempo ela é uma manifestação coletiva.E a maneira como um certo povo ou grupo se veste diz muito sobre os acontecimentos nos quais ele está inserido, e isso inclui elementos sociais, econômicos, culturais e religiosos.É uma delícia ver a moda e outra produções artísticas por este prisma.

      Obrigada pelo carinho ^^

      Excluir
  10. Eu sempre achei um período incrível de ser estudado. Essa divisão do planeta em blocos, influenciou a cultura por pelo menos 2, 3 décadas. Eu sempre achei o Futurismo dos anos 60 muito interessante. Nós já estamos em 2016 e ainda não conseguimos nos encaixar em algumas realidades que eles imaginaram para nós. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem engraçado como eles imaginavam que seriam os anos 2000.Infelizmente muita coisa não mudou e muitas regiões do mundo (boa parte dele) sofre com a pobreza, fome, desemprego e baixos índices de desenvolvimento que nunca permitiram uma tecnologia mais avançada.

      Eu penso que precisamos evoluir primeiro nessas questões, só assim poderemos dar um passo igualitário a caminho do futurismo e de todas as suas invenções, mas esperamos que os estudiosos continuem criando coisas novas <3

      Excluir
  11. Que lindeza!
    Adoro as ideias e as comparações!
    Amei!
    beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Siga o insta do blog: @blogueb

    ResponderExcluir
  12. Uma época muito conturbada politicamente mesmo Gabriela. Acho que a crença num futuro melhor (e mais interessante) tem SUPER a ver com isso sim.

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda há resquícios da Guerra Fria.E as brigas dos EUA com países do Leste Europeu continuam...Até mesmo nos esportes nós podemos ver isso.Mas o fim da GF é bem recente então é até justificável.

      Excluir
  13. hahahaha AMEI AMEI AMEI! Melhor época, sem dúvidas! ♥ beijos amada!

    ResponderExcluir
  14. Acho bem legal e um pouco macabro o futurismo usado nos anos 60 mas faz sentido com a história como você contou, Gabi. Eu amava Os Jetsons, até hoje assisto de vez em quando haha.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah eu acho macabro o estilo de vida que ambos os lados vendiam...Eram propagandas ab-sur-das!

      Excluir
  15. eu amava The Jetsons hahahaha adorei seu texto ♡ Tem lançamento no BLOG vem ver!! ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ www.signoritablog.com

    ResponderExcluir
  16. Você é dona de posts perfeitos.
    A Guerra Fria, acho que foi a "não" guerra que mais deixou marcas. Por conta dela muito do que consumimos tem relação, o futurismo tem relação né mas a moda e lançamentos também.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz.Eu também adoro seus posts.Sempre descubro coisas incríveis por lá ^^

      Excluir
  17. Importante ressaltar que houveram carros baseados na ideia do que seria o futuro. O batmóvel da série de 1966 é um Futura - nome bem auto-explicativo! E acho legal que algumas coisas mostradas em Star Trek (como telefone de flip, porta automática) existem atualmente (apesar do flip ter caído em desuso)! Falta só o teletransportador hehe! Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante os carros futurísticos.Seria ótimo se todos existissem <3

      Excluir
  18. sou Startrekiana de coraçao haha AMO a série e com certeza o futurismo esta nesta serie, sem falar nas descobertas que eles fizeram antes mesmo de serem inventadas, como as portas que se abrem sozinhas e o telecomunicador que Spcok usava ao sair da nave. :)

    adorei o post!

    http://www.jackblog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É tudo muito, muito maravilhoso! *-*

      Excluir
  19. eu adoro essa época de descobertas, uso algumas referencias futuristas do anos 60, mt legal esse seu post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Eu gosto bastante da música e séries dessa época! E claro, toda a problemática histórica de guerras, movimentos etc também chamam a minha atenção.

      Excluir
  20. adorava os Jestsons! <3
    tanta coisa por trás que não se damos conta!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos meus desenhos favoritos, junto com os Flintstones.

      Excluir
  21. Eu adoro o tanto de informações legais que sempre encontro no Poesia em Transe! Nunca tinha parado para pensar na influência da Guerra Fria na cultura, sabia? De fato, foi uma época cheia de inovações tecnológicas e, é claro, as produções cinematográficas não ficaram de fora. Eu era apaixonada pelos Jetsons! Esperando ansiosamente pelo post sobre as músicas da época :) Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter sim! Post sobre música e moda :3

      Excluir
  22. Gabi, amo seus posts tipo históricos!
    Sempre tão informativos, bem feitos e ilustrados.
    Parabéns!
    Adoro os anos 1960, essa loucura que ele foi, um pré maluquice dos anos 1970.
    E, realmente, é só olhar filmes e séries da década que é possível ver as invenções mais malucas que diziam que ia ter no futuro.
    Muito bacana!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Que bom que gosta! São um dos meus favoritos na hora de escrever <3

      Excluir
  23. Gosto muito das músicas dos anos 60, mas nunca tinha parado pra reparar na loucura que ele foi. Achei o post muito legal! Ah Gabi, não posso deixar de dizer que teus posts são incríveis! Esse mesmo está demais, parabéns pelo blog!

    Beijos,
    quartodafran.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran! De fato essa década foi uma loucura mesmo, por outro lado, me parece ter sido uma das mais produtivas em termos culturais.

      Beijos!

      Excluir
  24. Amei tudo. Amo as décadas de 1950 e 1960. Muito futurismo. A geração que sonhou e deixou esses sonhos em filmes, fotos e outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São décadas lindas...Acho super engraçado a maneira como eles imaginavam o futuro.

      Beijos

      Excluir
  25. Eu amei amiga... aprendir um pouco mais sobre a década de 60

    ResponderExcluir
  26. Que texto maravilhoso! Eu já tinha ouvido falar que a década de 60 foi marcada por diversas referencias a corrida espacial, mas não sabia o contexto e muito menos que tinha sido algo tão influente assim.
    Muito bom Gabi.
    Beijos

    oestranhomundo-de-ioio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir