Pachuca: O Estilo Transgressor Feminino dos Anos 40

Não muito diferente de hoje, na década de 1940 já haviam latino-americanos que arriscavam suas vidas nos Estados Unidos em busca de melhoras condições e ascensão social.Entre as várias culturas e sub-culturas que desfilaram pelas ruas da Costa Oeste Americana, umas das mais famosas e polêmicas foi o estilo Pachuca.


pachuca 1940s
A primeira à esquerda é Tania Fonseca, modelo mexicana em editorial sobre pachucas.

Conheça um pouco mais sobre as características da indumentária e os motivos das pachucas causarem tantas contradições nas terras norte-americanas.



O que Foi?

Pachuca foi o nome dado à mulheres latinas ou descendentes de latino-americanos que tinham características de roupas e comportamento muito específicas.Uma das características comportamentais presentes no estilo pachuca era o combate à excessiva valorização da cultura norte-americana e a busca pela valorização da cultura latino-americana, por isso, não raro, sua linguagem era uma mescla do inglês e espanhol e outros idiomas presentes na América Latina.

zoot suit style
Adepta do estilo na década de 40.

Por serem imigrantes, podemos dizer que boa parte das participantes do movimento eram de classe média baixa.Eram jovens que
não se prendiam em esteriótipos de gênero e representaram uma vanguarda dentro da história da moda feminina.


O Estilo

Uma das peças mais importantes no estilo pachuca foram as mini-saias e saias acima dos joelhos, o que causava escândalos nos setores mais conservadores da sociedade norte-americana, que constantemente utilizava-se de matérias de jornais para depreciá-las e apresentá-las como briguentas, perigosas, homicidas, drogadas, além é claro de terem comportamento sexual libertino.

las pachucas
Peças masculinas fazem parte de um guarda-roupa pachuca.

Um outro ponto muito importante na estética pachuca é o rompimento do que seria considerado roupa para homem e roupa  para mulher.Mulheres adeptas do estilo eram frequentemente vistas com calças masculinas e ternos.Era um verdadeiro mix acompanhado de cabelos volumosos e ornamentados com flores grandes e tropicais.

zoot suit fashion 1940s
Moda Pachuca.

É importante salientar também que o estilo pachuca pode ser encontrado com o nome de Zoot Suit, no entanto, essa denominação casa melhor para referir-se à moda dos homens latinos-americanos que moravam nos Estados Unidos e eram famosos pelo uso de ternos, calças com suspensórios e chapéus de gansgsters.

11 comentários:

  1. Oi Gabi, tudo bem?
    Uau, quanto poder! <3
    Adorei saber a história desse estilo e dessas mulheres. Acho incrível ver mulheres transgredindo padrões <3
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 É maravilhoso demais! Eu acho o máximo esse estilo.Um dos meus favoritos, de verdade!

      Beijos

      Excluir
  2. adorei! eu amo essa ideia de estilos trangressores! ♥


    Beijos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, acredita? Sempre bom saber um pouco sobre cada estilo! Eu, particularmente, não sigo muito esse estilo (até queria, mas tipo cabelo volumoso, eu olho e não me sinto bem), mas gosto nos outros. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo usar cabelo muito volumoso também, mas acho o uso das flores um luxo!

      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa Gabi, vanguardistas demais! Confesso que não conhecia o estilo, mas achei incrível! Muito maravilhosas!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram muito vanguardistas mesmo, Camila! muita gente não conhece a história das pachucas, por isso resolvi compartilhar!

      Beijos

      Excluir
  5. adoro esse estilo de saia e terninho e esses penteados sao mt incriveis!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Não sabia de nada disso, aprendi muito lendo o seu post, moda e historia muita historia.

    O que aconteceu com o Poesia em Transe? Uma nova fase? Também mudei tudo no meu blog, estou de volta :)
    www.arquivodamoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Vou explicar no seu blog pra vc entender heheh

      Beijos

      Excluir