A moda e engajamento de Evita Perón

17:05

Considerada uma das mulheres envolvidas na política mais elegantes e bem-vestidas da história, Evita Perón se tornou nos meados do século 20 um ícone de estilo, classe e, sobretudo de engajamento social na Argentina.Conheça brevemente a história dessa mulher poderosa, estilosa e queridíssima entre ''los hermanos''.

Evita e Juan Perón.



 Breve biografia

Nascida com o nome de  Maria Eva Ibarguren (1919-1952), Eva era a filha bastarda mais nova de Juan Duarte.Sua mãe, a costureira Juana Ibarguren foi amante de Juan, e essa condição de filha ilegítima inspiraram em Eva uma necessidade de se fazer valer e galgar altos patamares.O fato de ter nascido fora de um casamento e não ter sido registrada pelo pai afetou Evita profundamente, fazendo com que boa parte dos rapazes não quisessem se envolver em um relacionamento sério com ela.

 
A primeira-dama não dispensava chapéus e ornamentos para cabelo.


Aos 15 anos de idade Eva partiu com seu amigo, o cantor de tango Augustín Magaldi rumo à Buenos Aires, ambos desejavam alcançar o estrelado na capital e triunfar na vida artística.O primeiro impulso de Eva foi se envolver com teatro e cinema, no entanto, naquela época ela não tinha a beleza esplendorosa requerida pelos diretores e muito menos solidez em sua interpretação, por isso, sua carreira não deslanchou como o esperado.

O que restou à Evita foram as radionovelas, contudo, sua sorte mudaria no ano de 1944, quando conheceu o coronel  e vice-presidente da Argentina, Juan Domingo Péron.O casal trocou as primeiras palavras em um evento realizado para ajudar as vítimas de um terremoto que atingiu a cidade de San Juan, e um ano mais tarde, em 1945 já estariam casados.

 Peronismo

Em 1945 Juan Perón foi vítima de um golpe militar que o pôs na cadeia.Eva praticamente sozinha conseguiu reunir mais de 300.000 pessoas em Buenos Aires, e a população exigiu que Perón fosse libertado, assim aconteceu! A garra de Eva para libertar Perón fez com que eles contraíssem matrimônio alguns dias após sua libertação.

Durante os mandatos de seu esposo Eva passou a ser chamada de Evita e se tornou um símbolo de luta pelo povo.

Evita Perón em seus vestidos de gala.


 O Peronismo muito se assemelha à Era Vargas que ocorreu aqui no Brasil.Perón se aproximou bastante dos trabalhadores de vida urbana, aumentou seus salários, estipulou o décimo terceiro salário, férias remuneradas etc.O populismo era uma das bases dos mandatos de Juan Péron.

Com o marido no poder Evita lançou uma campanha para o sufrágio feminino e conseguiu com que o voto feminino fosse incorporado na Argentina em 1947.

Evita faleceu de câncer no útero em 1952, mas foi de extrema importância para o Peronismo, pois o Peronismo estava personificado na imagem de Evita.

 Moda e estilo

Evita no princípio era uma moça simples e do interior, mesmo depois de casada ainda não tinha um senso estético bem desenvolvido, isso só mudaria depois de uma viagem feita para Europa.No Velho Continente Evita conheceria diversas marcas famosas, entre elas Dior.

 O guarda-roupa da primeira-dama foi completamente transformado e se tornou mundialmente conhecido em 1950, quando Gisèle Freund conseguiu obter algumas fotos do armário de Evita.Eram vários casacos, vestidos, sapatos, chapéus e jóias.As fotos foram publicados posteriormente na revista Life 
Vestidos ajustados e chapéus não faltavam em seu guarda-roupa.

 Os vestidos de gala de Eva Perón claramente eram de alta-costura e ela fazia questão de trazer no pescoço, braços, orelhas e dedos as suas melhores jóias.Já os vestidos de cerimônias diurnas ou até mesmo para o dia-a -dia eram bem ajustados ao corpo e combinados com belos pares de sapatos e bolsas.
 
 Um grande ponto do estilo de Evita é o seu gosto constante por acessórios de cabelos, tais como chapéus, casquetes, flores e presilhas ornamentadas.
 
 Em 1996 Madonna interpretou no cinema junto a Antonio Bandeiras a película Evita, neste filme em colorido podemos absorver um pouco mais do universo cheio de cor, cheio de flores e de bom gosto da moda da primeira-dama mais querida da história da Argentina.
 
 

 
 

Além de ser um ícone de estilo, Evita Perón não era apenas uma primeira-dama que ficava pra cima e pra baixo perambulando com seus melhores vestidos, a loira participava ativamente da vida política de seu país e fundou a Fundação Evita Perón, uma organização dedicada à ajuda aos mais necessitados.Ela em pessoa ajudava a se encarregar da busca por doações de roupas, cobertores e alimentos.


Antiguinhas

16 comentários

  1. Eu estou #morta com os vestidos de gala! Que mulher estilosérrima <3 beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um luxo!!! Um luxo total! Ela se vestia muitoooo bem mesmo! Era lindona!

      Excluir
  2. Olá! No último ano do Ensino Médio, na aula de Espanhol, fui agraciada pelo conhecimento dessa mulher. O professor passou o musical estrelado por Madonna, e desde então me encantei pela história dessa mulher. Adoro o filme e principalmente o legado que deixou para todas mulheres e os "descamisados". :)

    beijos
    https://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Madonna ficou ótima de Evita Perón =)

      Excluir
  3. eu vi o filme com a madonna, adorei esse post mais completo com looks dela, ela era mt phyna

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. quando visitei Buenos Aires, conheci um pouco da história dela e gostei bastante. bom saber um pouco mais através desse post. e ela era muito elegante ♥


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  5. Essa mulher era puro glamour, olha quantos looks lindos! *---*

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ela é realmente um ícone na Argentina, até hoje lembrada e celebrada como a grande personalidade que foi. E estilosa demais, sem dúvida!!!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Uma mulher e tanto, Camila!
      Beijos :*

      Excluir
  7. Adorei o post!! Já havia lido um pouco sobre a história dela e achado incrível. Era ainda mais difícil para uma mulher, ser o que ela foi naquela época.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o Perón se manteve no auge por conta da Evita! O povo a adorava!

      Excluir
  8. Dura sim! Com pouco produto já dá pra espalhar pelo cabelo inteiro! ;)

    Evita era uma mulher de atitude. Em todos os sentidos! O estilo dela era bem chamativo!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os arranjos de cabelo dela eram mega chamativos heheh

      Excluir