Os Essenciais Para Penteados Retrô

Uma das maiores dúvidas para os não seguidores do estilo retrô e até mesmo para as meninas que já conhecem o estilo, é o que cada uma utiliza na hora de fazer os penteados.Resolvi selecionar alguns produtos que eu considero essenciais para a realizações de coques, victory rolls e afins.Procurei dar mais de uma sugestão para que todas pudessem ter acesso! 

vintage salon beauty
Típico salão de beleza dos anos 50.



Pentes e Escovas

Pode não ser tão óbvio assim, mas o uso de pentes diferentes proporciona um resultado final distinto também! O pente Rat Tail (Cauda de Rato) tem as cerdas bem juntinhas e são os melhores para separar a frente do cabelo e desfiar, mas claro, isso depende muito do tipo de cabelo que você tem, para os fios cacheados o melhor mesmo ainda são os pentes de dentes largos. 




tipos de escova


Na hora de pentear o cabelo e criar as vintage weves, eu indico dois tipos de escovas, e são elas da marca Wet Brush, pois desembaraçam o cabelo sem destruir os fios e sem nos fazer sentir dor.Mas é claro, no mercado já existem outras escovas mais acessíveis e baratas.Fora do país vocês podem encontrá-las por menos de $ 10 dólares, aqui no Brasil infelizmente só encontramos elas geralmente por mais de R$ 60,00 reais.

Pomadas 

Sim! As pomadas são o grande trunfo para manter um penteado retrô em pé.Indico fortemente usar elas em combinação com um spray de cabelo, contudo, algumas seguram por tanto tempo que o uso de spray em certas ocasiões se torna dispensável.

Atualmente, a marca mais importante de pomadas voltada exclusivamente para o público retrô feminino é a Suavecito Pomade, empresa mexicana que já conta com uma linha super completa para homens e mulheres.A linha feminina deles é a Suavecita e é excelente!

suavecita pomade

Uma outra marca bastante interessante nesse ramo é a Dashu, empresa coreana que tem diversos tipos de pomadas, leves, fortes, extra brilho e todas à base de ingredientes naturais.Lá na Coréia as pomadas da Dashu são usadas comumente pelo público masculino, mas eu considero elas unissex, e logo mais terá resenha de uma dessas pomadas por aqui!

Aqui no Brasil encontramos mais facilmente as pomadas da marca Cless. Existem várias e o melhor é que podemos comprar algumas por menos de R$ 30,00 reais.

Spray

Spray são bons para qualquer tipo de penteado.Marcas como a Schwarzkopf possuem spray's bastante potentes, porém caros.Mas uma vez, indico a Cless com a linha de spray Charming (só fujam do spary de efeito natural porque ele é bastante ruinzinho), os outros são muito bons e baratos.A L'Óreal também tem produtos desse segmento maravilhosos, mas são caros e definitivamente não são viáveis para todo mundo.
spray cless charming


Pra Prender 

Agora, vamos para seção de produtos/objetos aleatórios.O primeiro deles é uma caixinha de grampos.Vocês não tem ideia de como os grampos salvam as nossas vidas.Servem para ajeitar os victory rolls, para prender acessórios, fazer diversos penteados, etc.Uma caixa com cerca de 100 unidades pode facilmente ser adquirida por menos de R$ 5,00 reais e, sem dúvidas, te acompanhará por um bom tempo.

Outro acessório muito legal são os mini bicos-de-pato com a superfície reta (dentes de crocodilo), de uso indispensável quando queremos formar ondas definidas no cabelo.E por último, mas não menos importante, se você gosta de coque e de franjas, não pode faltar uma esponja mágica.Elas são usadas para dar volume e geralmente existem de diversas cores para combinar com a nossa cor de cabelo. 

vintage hairtyles acessories
Pra Modelar

Eu não incluí na lista o famoso babyliss porque geralmente as garotas vintages modelam seus seus cabelos com bobs. Existe vários estilos de bobs e eu vou indicar dois: o primeiro deles são os hot rollers, rolos que podem ser aquecidos através de uma maquininha e são os favoritos de Dita Von Teese, (que confessou  levar sua maleta de hot rollers em todas as viagens que faz).O ponto positivo desse rolos é que são mais práticos que os tradicionais e aceleram o processo de modelagem, o ponto negativo sem dúvidas é o preço salgado.

Uma versão mais barata dos rollers hot são os rolos de goma/espuma, eles são frios por isso demoram um tempo a mais para formar os cachos, porém o preço é mais acessível e o resultado é muito bom!
vitage hairstyles types


E finalmente temos uma prancha! Caso você opte por fazer os penteados apenas com o cablo alisado (assim como eu), certamente precisará de uma boa prancha.Eu gosto dos produtos da GA.MA Italy e minhas pranchas favoritas da vida são as da marca.Duram muito, alisam bem e têm uma espessura que eu gosto muito.

*Alguns produtos estão em dólar porque foram selecionados em lojas internacionais, e eu acho que tais produtos são melhores de comprar fora do país.*

67 comentários:

  1. AMEI o post! Muito bem ilustrado e explicado! Estou louca atrás de bico de pato e bob de esponja, mas na minha cidade é difícil de achar e o frete pra minha cidade é caríssimo. Hot rollers são um sonho (é o que a Dita usa) mas aqui no Brasil nem tem :( espero comprar quando eu for pros EUA. Também to querendo experimentar brilhantina pra fazer victory rolls, já que era o que se usava antigamente e meu cabelo é fogo de segurar, então vamos ver...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hot rollers são meu sonho de consumo também ♥,quero muito!

      Excluir
  2. Oi Gabi!
    Parabéns pelo post! Ficou completinho, com todas as informações que é preciso pra aderir ao estilo. Sempre tive curiosidade de testar a suavecita, mas os penteados que costumo fazer, não exigem muita coisa porque deixo o cabelo natural. Então uso spray, grampos e de vez em quando gel líquido.

    Bom fim de semana :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pri! Spray e grampos são a minha vida hahahahah!

      Beijos

      Excluir
  3. São essenciais mesmo! Adorei as dicas, um dia eu tinha uma festa vintage p ir e fiquei tão perdida p fazer o cabelo...

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. GENTE! Que lista linda e cheia de produtos interessantes, quando eu for pra Alemanha vou considerar trazer uns Schwarzkopf já que por lá é bem baratinho ;D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por lá é mais barato, já aqui no Brasil é um absurdo de caro hahah!

      Beijos

      Excluir
  5. Adoro entrar aqui no blog e me transportar para os anos 40, 50...
    <3
    Essas décadas que são minhas preferidas em questão de moda e estilo.
    Eu não sei fazer NADA no meu cabelo a não ser rabo de cavalo e enrolar com o Magic Curl, hahaha.
    Meu sonho era fazer penteados vintage <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anos 40 e 50 também são os meus favoritos na questão moda e estilo.

      Excluir
  6. Gabi, que post mara cheio de dicas! #adorei
    Infelizmente eu sou mega preguiçosa no quesito penteados, não tenho mta habilidade e perco a paciencia rapido... preciso melhorar isso =/

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas, Cá!

      Um beijão!

      Excluir
  7. O post ficou muito bom! ^^ Todos os produtos citados são importante e cada um tem a sua finalidade mas o que considero essencial são os grampos. Nossa, grampos fazem milagres. =D Como você mesma disse: eles salvam. =]
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grampos realmente são indispensáveis, não dá pra viver sem eles.

      Excluir
  8. Embora eu goste muito desse estilo, eu não sigo ele em si. Mas adoro os penteados e achei super interessante as dicas e os produtos que ajudam para compor eles.
    Beijão,
    https://radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo penteados de época, sou viciada hahah.

      Beijos

      Excluir
  9. Adorei conhecer esses produtos. Amo estilo vintage e é super charmoso. Recebi alguns produtos na Beauty Fair que tinham embalagem vintage.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, amo embalagens vintages *-* fica bem fofo!

      Excluir
  10. Jura que esse pente se chama cauda de rato? Morria e não sabia, kkkkk.

    Minha mãe tem desses bobs de espuma, são ótimos!

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é chama assim.Esses pentes todos têm nomes, mas raramente sabemos.

      Excluir
  11. várias marcas que não conhecia!
    acho lindo os penteados vintage! quero aprender a fazer! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  12. Eu também babo, viu?! *-*

    Não entendo nada de penteados (e nem consigo fazer! hahaha), mas acredito que esses produtos sejam mesmo essenciais!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  13. Gabi, que bom que tu voltou! Espero que as coisas já estejam um pouco mais em ordem, sei como uma mudança consegue bagunçar qualquer vida!
    Eu não faço penteados vintage, até porque a minha habilidade pra penteados é quase nula, mas o pente cauda de rato revolucionou a minha vida depois que comprei um. É incrível como ele é indispensável!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou colocando as coisas em ordem hahahah,espero voltar logo com mais constância.

      Beijão

      Excluir
  14. ótimas dicas! :) mas deve dá um trabalho né? eu sou preguiçosa ao extremo e mal penteio o cabelo, imagina fazer penteados? hahaha


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah, depende do penteado e da prática!

      Beijos

      Excluir
  15. Olá,
    Nunca fiz penteados vintage, acho que o fato do meu cabelo ser cacheado contribui para isso, sempre acho que não vai ficar bom. Mas adorei as dicas e acho os penteados MUIIIITO lindos, mas só de ver as escovas que tem que usar eu percebo que não dá pro meu cabelo, hahaha.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bom sim! Logo logo trago inspirações para as cacheadas.

      Beijos

      Excluir
  16. Que maravilha Gabriela, que post mais completo!!! Agora eu só preciso fazer um curso mesmo ~ sou uma negação para fazer penteados sozinha. :/ :/ :/

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah, sério? Antigamente eu não tinha muita prática também.É questão de treino.

      Beijos Cá!

      Excluir
  17. Eu amo essas escovas e tenho uma desde quando eu era mais nova, é ótima pra pentear sem arrancar os cabelos todos né? Ela desliza, é ótima. Acredita que nunca usei pomada? Spray é o maior aliado dos penteados vintage né? Eu comprei uma caixinha de grampos na Forever 21 que vem 100 também, não lembro quanto foi, mas lembro que foi barato, porque na mesma hora que vi, peguei pra comprar, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É baratinho as caixinhas de grampos, vale muito a pena!

      Excluir
  18. Caixinha de grampo é vida! Essa linha Charming já escutei falar muito bem também. =) Ah! Sabe um lugar que tem vários acessórios? Na The Beauty Box. O preço não é o mais acessível, mas também não é o mais caro.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carol na The Beauty Box tem bastante produtinhos maravilhosos!

      Beijos

      Excluir
  19. Meu deus Gabi, você arrasou no post. Nunca vi algo na blogosfera sobre ficas de como fazer penteados vintage. Sério o seu blog é a o principal de vintage pra mim, amo <3

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaa Bá! Que bom que saber que o conteúdo do blog está ganhando destaque!

      Beijão

      Excluir
  20. Amei seu post, amo seus conteúdos. Anotei tudo que eu não sabia e sem dúvidas vou tentar fazer alguns penteados!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  21. SEM OR não conhecia quase nada, muita informação péra - adorei!

    ResponderExcluir
  22. Acho os penteados vintage incríveis, o topete é meu favorito! Não abro mão de bons grampos e adorei conhecer alguns produtos que ainda não fazia ideia da existência kkkk Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grampos salvam qualquer mulher! Não consigo viver sem!
      Beijos

      Excluir
  23. Adorei suas indicações, Gabi! Eu não entendo naada de penteado, nem sei por onde começar haha, ainda mais que meu cabelo é mais curto. Seus penteados são sempre lindos.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bia! Cabelo curto fica lindo com victory rolls, logo mais trago inspirações.

      Excluir
  24. Oii!
    Adorei o post! Apesar de que mesmo com todos esses produtos e dicas, não levo jeito algum para fazer penteados haha Mas admiro todos os seus, sou uma stalker assumida do seu instagram.

    bjo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhah, poxa :c logo mais eu pretendo trazer alguns tutos aqui no blog e lá no canal.

      Beijos

      Excluir
  25. Que maravilhaaaa de post !!!!
    Amei <3


    www.apequenaka.com // apequenakaportfolio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. amei essas indicações de instrumentos, eu queria fazer umas ondas vintage meio anos 20 no meu cabelo que ta meio channel

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  27. Gostei do seu blog, tem algo de especial nele, parece simples e agradável. Parabéns.
    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  28. OI MENINE

    ai, mentira que eu não tinha visto essa postagem u.u realmente tô com saudade da senhora por aqui :((((

    penteados vintage são muito mais elaborados do que a gente julga,né? Olha o tanto de coisa necessária! Bom que é tudo acessível e fácil de encontrar.

    VOLTA PRA GENTEEEEEEEEE :(

    BEIJO
    BEINGHELLZ.COM

    ResponderExcluir
  29. Quanta coisa, hein? Dá um mega trabalho, eu nunca usei pomada no cabelo, fique curiosa para saber a sua ação nos fios.
    Ficou muito completo e fofo o seu post, você poderia fazer um vídeo ensinando a fazer um penteado!


    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amooo pomada..Logo mais faço um post com as minhas favoritas!

      Excluir
  30. de cara os mais baratinhos são os de prender, né?
    Ainda bem auhsuahushuashu. Esses host rollers que bacanas, gente e achei linda essa marca mexicana ^^

    ResponderExcluir
  31. Arrasou miga <3 vc entende do assunto como ninguém

    ResponderExcluir
  32. Meus artigos para cabelo ficaram tooodos no Brasil, eike saudades de fazer algo mais fofinho <3
    E assim você me lembrou de encomendar umas escovas e uns grampos pro style!
    Amei essa postagem, é tipo um guia 'não pode faltar na casa vintage' <3
    Sorteio da Coleção Percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  33. Olá flor, tudo bem?
    Amei o post, os penteados vintage são lindos. Mas eu não sei fazer então adoraria um post assim.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir