O Estilo Housewife de Norma Bates em Bates Motel

00:22

A quarta temporada de Bates Motel já terminou, mas o quinto e último ato já foi renovado, e pelo o que parece teremos uma pitada sombria mais forte e um clima eletrizante!

A série é um prólogo do aclamado filme de 1960, Psicose de Alfred Hichcock.No enredo nos é apresentado a juventude de Norman Bates (Freddie Highmore) e a sua relação conturbada com a mãe, Norma Bates (Vera Farmiga).Norman é um garoto que sofre de psicose e comete alguns assassinatos durante a série, no entanto, Norma tenta encobrir o transtorno do filho e isso só piora o quadro mental no qual ele se encontra.

Norma Bates style


                  Vera Farmiga como Norma Bates em Bates Motel.

Vera Farmiga roubou completamente a cena durante as quatro temporadas de Bates Motel.Com seu jeitão de mãe protetora e capaz das maiores loucuras pelo filho, logo se tornou uma das personagens mais queridas do elenco.


Tanto Norma como Norman seguem o estilo de se vestir vintage aos moldes dos anos 50.Se analisarmos as peças de Norma mais cuidadosamente, veremos que ela segue o padrão housewife, em português dona de casa.Essa nomenclatura é aplicada ao estilo que imita as donas de casa americanas da década de 1950 pertencentes à classe média.

housewife vintage
    Típica dona de casa de classe média dos anos 50.


Antes de falar propriamente sobre o estilo de Vera Farmiga na série, peço licença para abrir um parenteses! A imagem da mulher dona de casa dos 50 é cercada do esteriótipo de mulher submissa ao marido e subserviente aos filhos e casa.A intenção do post não é de forma nenhuma glamourizar a sumbissão feminina ao masculino.Pelo contrário, minha intenção é homenagear todas essas mulheres lindas e dedicadas.

Se outrora o protótipo ideal de mulher era a que cuidava da casa e da família, hoje em dia existe a idealização da mulher independente e que trabalha fora de casa.Mas não existe nenhum problema em ser uma ou outra coisa (ou às vezes as duas), desde que todas nós estejamos cientes de que a vontade de querer construir uma família é uma decisão individual do ser humano e de que humilhações/abusos dentro do lar não sejam mais toleráveis como eram antigamente! 

housewife 1950

    Casal dos anos 50 realizando as tarefas da casa.


VESTIDOS FLORAIS 

Se tem uma peça que Norma Bates não dispensa, essa peça é o vestido florido.Ela usa e abusa dos florais com fundo claro e em diversas ocasiões, tanto para o dia a dia como para eventos formais.Uma combinação muito usada por ela é vestido + bolero, o que eu acho uma boa pedida para  os dias não tão quentes, além é claro de deixar a composição mais arrumadinha.Nos pés, Norma raramente usa saltos muito saltos, deixando o adereço apenas para jantares noturnos.Durante o dia a loira é vista frequentemente com sapatilhas ou sapatos de salto médio.

Purple light Norma Bates

Sets criados por mim através da plataforma Polyvore.


SAIAS E MAIS SAIAS

As saias eram e continuam sendo essenciais em nosso guarda roupa, a personagem de Vera aposta em peças de comprimento na altura do joelho de cores/estampas variadas, mas eu pude notar um macete usado recorrentemente, como dito acima: Norma adora um floral! E com saias não seria diferente. A equipe de figurino costuma fazer uma inversão que pode muito bem dar certo:saia floral + blusa lisa ou blusa floral + saia lisa, mas isso não significa que de vez quando a mãe coruja não apareça trajando duas peças lisas ao mesmo tempo, o que eu pessoalmente acho que nunca falha!

Normal Bates fashion style



SUÉTER

E por último, mas não menos importante, temos os suéteres! Suéteres são excelentes para outono/inverno, além disso, a peça é unissex e fica bom em qualquer um, até mesmo o menino Norman Bates aparece quase que a série inteira com suéteres e em cores escuras ou quadriculados, e claro, a mãe Norma também segue um gosto parecido com o do filho , porém. sempre dá preferência para os suéteres de cores mais claras, como os mostrados logo abaixo.

Bates Motel fashion

O estilo housewife de Norma Bates é pautado na simplicidade e elegância.

Antiguinhas

47 comentários

  1. Eu ainda não assisti a série, mas venho acompanhando algumas postagens, até mesmo propagandas. Adoro histórias passadas em outras épocas, tanto em livros, filmes ou séries. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de Bates Motel a história se passa no século 21,é no tempo atual, porém a Norma e o filho usam roupas antigas =)

      Excluir
    2. Ah, entendi! Pensei que se passava no tempo certo, na juventude de Norman. Ah, tem post novo lá! Tenha um dia abençoado, beijos.

      Blog Paisagem de Janela
      paisagemdejanela.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Apaixonada pela primeira combinação! Super amorzinho o vestido! Adorei a ideia do post <3 beijos!
    E ah, obrigada por ouvir os podcasts :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou viciada em podcasts hahahah, principalmente nesses voltados para HQ's,mundo geek e nerd, como não tenho muito conhecimento sobre, sempre aprendo várias coisas.

      Excluir
  3. Eu nunca assisti a série, por mais que tenha ouvido falar super bem. Porém, adorei a sua postagem e a abordagem que você fez - principalmente os parênteses super importantes deixados pela sua pessoa. Eu gosto muito desse estilo vintage, de saias midi e rodadas, do suéter. Acho que hoje a gente consegue adaptar bem essas peças a década atual e fica super despojado e bonito.

    Lado Macho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mesmo, adoro essa mistura do antigo com o atual!

      Beijos

      Excluir
  4. O cheiro daquela água micelar é bem suave! Não incomoda em nada. E o preço é realmente muito bom! Vale testar.

    Todo mundo fala dessa série, mas ainda não parei pra ver. Pelo seu post já gostei do estilo da Norma Bates! Uma das peças citadas que mais gosto é o vestido florido - fica sempre bonito!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero comprar aquela água, achei o preço muito em conta.

      E vestido floral é um clássico que nunca sai de moda.

      Beijos!

      Excluir
  5. Não acompanho a série, mas já vi uns pedaços e realmente o estilo da Norma cham a atenção. Lindo esse tricôzinho rosa, fiquei babando xD Adorei o post, viu? Quem sabe cê podia fazer um post falando da série também, né? Eu ia adorar saber mais pra ver se me encanta e começo de vez a assistir kkkkkkkaljdjasd

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô querendo ver todas as temporadas, inclusive a quinta que vai lançar pra poder fazer um post mais contextualizado, porém sem spoilers hahaha.

      Beijos

      Excluir
  6. Eu comecei a assistir e estou amando!

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal, né? Embora a season 2 deixe a desejar em certos pontos.

      Excluir
  7. adorei as combinações! são super femininas e delicadas!
    amo combinar vestido e saias com cardigãs! <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  8. Que lindo o primeiro look que você postou com o vestido floral !

    Eu ainda não assisti essa série.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal,é uma drama familiar interessante.

      Excluir
  9. As roupas dela são todas delicadas, super leve. Acho um amor!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com ❥ Fanpage ❥ Twitter

    ResponderExcluir
  10. Não acompanho a série, mas super me identifico com esses vestidos florais.
    Big Beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindos, é o que eu mais curto no estilo dela.

      Excluir
  11. Eu comecei a ver essa série, estava amando, mas de repente enjoei, parecia que tava muita mesmice e larguei. Mas o figurino dela é um amor, eu gostei bastante <3 Teu post ficou bem inspirador!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira temporada foi okay, achei boa, a segunda foi um pé no saco, o meio da terceira e a quarta foram ótimas.

      Excluir
  12. Eu ainda não comecei a ver essa série, mesmo todo mundo dizendo que acha boa, eu coloquei na minha lista do Netflix. O que eu mais gosto são os figurinos, porque me dá vontade de ir para aquela época só pra usar essas roupas, porque naquela época era mais fácil de achar, hoje em dia é mais difícil e quando acha é daquelas bem olho da cara de tão cara, sabe? Hahahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bates Motel se passa nessa época, o Norman e a Norma é que gostam de usar roupinhas antigas mesmo hahaha, eles são vintages.

      Excluir
    2. Ai que legal!!! Já tá listada aqui pra eu ler.

      Excluir
  13. Comecei a assistir a 4ªT esse fim de semana e sério, o Norman tá cada dia mais louco, gente! hahaha Eu gosto muito do estilo girlie da Norma.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá mesmo, cada dia pior.Aguarde o final da quarta e vc terá um surpresa.

      Excluir
  14. Não faz meu estilo mais eu acho lindo lindo.
    Com carinho,
    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabi, tudo bem?
    A Vera Farmiga é linda! Apesar de não curtir esse estilo, ela fica bem de qualquer jeito hahaha! Penso em assistir Bates Motel.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera é lindona mesmo.Acho que desse estilo eu só usaria o vestidos florais hahah.

      Excluir
  16. Oii Gabi!
    Eu não conheço essa série e nem os personagens, mas achei bem interessante pra começar a assistir!
    Sobre o estilo da personagem, preciso dizer que amei? Nossa, tô encantada com esses looks lindissimos! Adoro esse estilo fofo e cheio de feminilidade!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem fofo mesmo.A Norma consegue misturar esse lado fofo e mãezona, com um lado bem forte e destemida.

      Excluir
  17. Nossa, achei q a série estava na season 3 ainda. Sou louca pra ver, já que amo Psicose, mas estou esperando acabar pra poder maratonar, rs. Lindas as escolhas de roupas e adorei o que escreveu sobre cada mulher optar por ser dona de casa, independente ou ambos.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não.Logo mais vai estrear a season 5 (e última), é nessa última que eles farão um paralelo com Psicose (1960), mas pelo o que eu li por aí, os diretores não querem copiar Psicose, até mesmo porque é um clássico e não precisa de cópias.

      Beijos

      Excluir
  18. Sou apaixonado pelos estilos e pelas vestimentas antigas. Acho que, apesar das nossas características hoje em dia, perdemos muito da nossa identidade visual.
    E que parenteses maravilhoso sobre independência feminina e com o discurso de construção de família como desejo individual e pessoal do ser humano!!
    Excelente post.

    Baú de Canto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =) o post foi meio que pra misturar os temas mesmo.Tive que abrir o parêntese para não ser má interpretada.

      Excluir
  19. Bem legal essa post...sou fã de séries e de moda, então já quero que você faça essa avaliação em todas as séries possíveis!! hahaha Eu acho bem legal esse estilo dela, sem contar que acrescenta muito a personagem.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, eu amo analisar os estilos das personagens hahaha.Farei isso sim, quero fazer uma análise da Agent Carter futuramente.

      Beijos

      Excluir
  20. Gabi, primeiramente, quero parabenizar você pelos alertas da postagem, alargando reflexões fundamentais sobre machismo, independência... e quebrando aquele paradigma 'inverso' de que mulher que é dona de casa hoje está "errada". Adorei! E sobre o estilo: fiquei encantadíssima! Adoro o quanto você aborda com gosto e com inspirações tão incríveis a moda vintage.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que temos que ser o que queremos, desde que nossas escolhas não sejam imposições.Isso é o mais importante.Cuidar do marido e da casa não faz nenhuma mulher menos engajada.

      Excluir
  21. Adorei! Acho o estilo dela muito bonito e a personagem é incrível. Beijos

    www.fernandamrgd.com

    ResponderExcluir
  22. É isso aí Gabriela, nós mulheres podemos ser o que a gente quiser! \o/
    Não assisto a série, mas agora com a perspectiva de uma última temporada à vista, posso começar a assistir (normalmente gosto de assistir séries já finalizadas ~ odeio o tempo de espera entre as temporadas). Beijo, beijo :*

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única temporada que deixa a desejar na minha opinião é a segunda, achei arrastada, mas como um todo, quando a série engata é bem legal.

      Excluir
  23. eu adoro esse estilo mais retro anos 50 sim, ela é bem desequilibrada na serie, etc, mas o estilo é incrivel hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente.Na minha opinião, ela é a causadora dos conflitos.Se ela admitisse os transtornos do Norman muita coisa não teria ocorrido.

      Excluir