A arte de Observar O Alheio em Janela Indiscreta (1954)

Estrelado por James Stewart e Grace Kelly, Janela Indiscreta (Rear Window) é um dos maiores clássicos de Alfred Hitchcock e uma das maiores pérolas do cinema.Com boas doses de suspense e voyeurismo, a produção segue lembrada pela crítica até os dias de hoje. 


Janela Indiscreta Alfred Hitchcock
Grace e James em cena de Janela Indiscreta (1954).

Antes de mais nada, iremos compreender o voyeurismo nesse contexto não como a satisfação sexual através da observação da prática sexual alheia, mas sim como a prática de observação da vida privada de outros indivíduos.Feita essa diferenciação podemos partir para a sinopse.

Sinopse

Jeff (James Stewart) é um fotógrafo profissional que se afasta de suas atividades devido a um acidente que lhe imobilizou a perna.Durante este período ele fica confinado em seu apartamento em cima de uma cadeira de rodas.Para alegrar o tedioso período de recuperação, sua bela e elegante noiva, Lisa Fremont (Grace Kelly) lhe faz constantes visitas, entretanto, Jeff não está tão certo assim de que esse relacionamento será vindouro.


Janela Indiscreta james stewart
James Stewart em cena de Janela Indiscreta,

Acostumado à uma vida agitada e sem nada para se distrair, observar a vizinhança passa a ser um grande passatempo.Jeff aos poucos invade com a ajuda de sua lente objetiva a vida particular dos outros moradores.Passa a conhecer os costumes de cada um, as brigas que ocorrem, as festas e todas as pequenas e grandes coisas que fazem as nossas vidas peculiares.


O conflito vem à tona quando Jeff começa a acreditar que um dos moradores está envolvido com assassinato.

Por que Assisrir?

Janela Indiscreta é uma das obras-primas do gênero de suspense.A junção de Grace Kelly com James Stewart no mesmo projeto foi simplesmente uma sacada maravilhosa de Sir Alfred e que com certeza deu certo!

O personagem Jeff, embora pareça ter todos os ingredientes básicos para ser o herói boa praça, foge completamente desse esteriótipo.Primeiro porque sua perna está quebrada e se algo de ruim acontecer ele não poderá salvar os outros e a sua donzela indefesa.Segundo porque a personalidade de Jeff é ácida e altamente sincera, tão sincera que ele começa a questionar a si mesmo e à Lisa se o relacionamento de ambos dará certo


Rear Window Grace and James
O figurino usado por Grace foi desenhado por Edith Head.

Lisa ao contrário de Jeff, prefere a amabilidade e a tranquilidade.Eles têm visões de mundo diferentes, mas se amam e isso é o bastante para torcemos pelo final feliz.

Esquecendo o tempero romântico que não é e nunca foi o propósito de Hitchcock, Janela Indiscreta apresenta uma fotografia bonita e um posicionamento de câmeras que hoje em dia seria considerada tedioso.Não há muitas mudanças de planos, tudo acontece no apartamento de Jeff e em sua vizinhança.E essa escolha mais estática das coisas foi algo planamente consciente da direção, porque o que me parece é que o Hitchcock queria transformar os espectadores nos maiores voyeurs, e é por isso que o começo é algo parado e focado na observação da vida alheia, até que o conflito do enredo aparece e as coisas esquentam.

O desfecho de Janela Indiscreta é bastante verossímil, nada mirabolante como Vertigo (1958) ou Os Pássaros (1963), gostei da atmosfera mais real que o diretor deu, mas achei que ele poderia ter prolongado um pouco mais as cenas do clímax do filme.

Janela Indiscreta filme
Grace Kelly o livro de William O.Douglas, Beyond The High Himalayas.

A palavra de honra de Janela Indiscreta é voyerismo, nós podemos nos colocar no lugar de Jeff e pararmos para pensar: ''até que ponto o que eu vejo é real? Será que aquilo que parece ser, é? Será que nós a todo momento não estamos dando aos fatos uma interpretação pessoal nossa?'' Fica aí os questionamentos, principalmente nessa era stalker, onde a vida de todo mundo de um jeito ou de outro pode ser vista e interpretada de várias formas.


52 comentários:

  1. Eu acho incrível a magia que os filmes antigos conseguem transmitir pra gente. Infelizmente ainda nao assisti esse, mas curti saber que tem na netflix *-*

    O enredo me pareceu bastante com Paranoia. Não sei se foi inspirado, talvez sim.

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem lá sim! Tem mais três filmes do Hitchcock por lá ♥

      Excluir
  2. Adorei essa resenha de filme! Já tinha ouvido falar do filme mas confesso que tenho um pouco de preguiça de assistir a filmes antigos, apesar de nunca ter me decepcionado com Hitchcock.

    Fiquei interessada, imagino que o desenrolar do filme deva ser daqueles de não tirar o olho da tela!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito, não é nada mirabolante como Vertigo e Os Pássaros.

      Excluir
  3. Já disse que amo seu blog? Haha
    Está aí uma dica maravilhosa que irei adotar com certeza. Vou varrer tudo aqui atrás de mais.

    Beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca assisti a esse filme mas já ouvi muito falarem dele? Me lembrou um pouco a série Jessica Jones, em que ela sabe tudo sobre a vizinhança e tal, achei bastante interessante esse filme e já adicionei na minha lista do Netflix pra assistir.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar sobre essa série.Não conhecia.

      Beijos

      Excluir
  5. Nossa parece super interessante ♥ amo clássicos !

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi, tudo bem?
    Adoro suspenses, mas nunca vi nada do Hitchcock. Shame on me!
    Curti muito a indicação e fiquei bem curiosa com o enredo. Dica anotada. ;)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é o Mestre do Suspense, se você gosta do gênero certamente irá curtir.

      Beijos

      Excluir
  7. Esse filme tá na minha lista tem um tempinho. Tô "esvaziando" minha lista mais antiga primeiro pra ver esse porque ele é mais fácil de encontrar. Grace linda demais como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho uma lista pra esvaziar, mas sempre vão surgindo novos filmes.

      Beijos

      Excluir
  8. Gente, eu amo esses atores!!! Nunca vi esse filme, mas já assisti um com o enredo parecido e amei, com certeza agora vou procurar esse para assistir.

    Escolhas Alternativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grace e James formam uma excelente dupla.

      Excluir
  9. Um de meus filmes favoritos! Hitchcock é um genio.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com vontade de ver!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  11. Eu vi que tinha na Netflix e sempre fiquei morrendo de curiosidade de ver. Já vi Vertigo, achei bem mirabolante, mas gostei. Acho que vou gostar desse também! Obrigada pela indicação <3

    Tem uma jornalista na Sky News do Reino Unido que sempre que eu vejo, lembro de ti! Ela tem o formato dos olhos parecido, acho haha :D Mas não sei o nome.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? HAHAHAH, fiquei mega curiosa aqui! Vou tentar descobrir quem é.Ela deve ter uns olhos grandes hahaha.

      Beijos

      Excluir
  12. um dos meus hitckocks favoritos da vida, já vi varias vezes, eu adoro a história, os figurinos etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Caraca, confesso que não vi esse filme e me senti mega mal. Vou dar um jeito agora. Eu amo os filmes do hitckocks.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena! Vc não vai se arrepender!

      Excluir
  14. Vc já sabe que adoro o Hitchcock, né? Meu pai tem esse filme [é o hitchcockiano preferido dele] e eu acho incrível! Esse suspense com toques de comédia é típico do mestre.

    Falando em netflix, preciso ver Vertigo, faz anos que assisti e quase não lembro +.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comédia vem pra quebrar o gelo das situações tensas que o Hitch constrói.Acho digno!

      Excluir
  15. Gabi, eu lembro do seu post sobre o figurino. É maravilhoso!
    Gosto muito de clássicos, apesar de que esse eu nunca vi.
    Bom saber que tem na Netflix, vou dar uma chance.
    Vi poucos filmes do tio Hitch, vou dar uma chance para esse.
    Só de ver as imagens já achei a fotografia linda.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma fotografia bonita, mas em termos de fotografia Vertigo e O Ladrão de Casaca são superiores, principalmente esse último que foi filmado no Mediterrâneo.

      Excluir
  16. Esse filme é sensacional. Adoro os looks, cabelos e maquiagens nestes filmes antigos, acho tudo tão rico e Tào puro, tão bonito...
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Sempre tiro uma inspiração deles ;)

      Excluir
  17. Gabi, eu AMO esse filme! Ele me prendeu do início ao fim quando vi pela primeira vez. Muito bom mesmo <3.Adorei sua resenha sobre ele!

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    ResponderExcluir
  18. Confudi com Janela Secreta haha
    esse ai nunca vi

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, tem mesmo um filme com esse nome.

      Excluir
  19. Esse filme é sensacional
    big beijos

    ResponderExcluir
  20. Parece ser bem lega, geralmente eu não gosto desse estilo de filme no inicio, mas no final saio apaixonada!

    E essa atriz? Que linda <3


    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  21. Esse filme tem que ser assistido mais de uma vez (já que da primeira vez a gente não consegue prestar atenção em nada mais do que na beleza da Grace Kelly). Hahaha! Brincadeiras à parte, adoro o filme, uma obra-prima de Hitchcock, sem dúvida!

    Beijo, beijo :*
    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é verdade, tem cenas que ela rouba o brilho todinho pra ela, mas certamente ela foi uma atriz incrível e com um porte e elegância dignos de uma lady.

      Excluir
  22. A maquiagem era linda. Adorei a indicação.

    Beijos
    Ingrid Lemos Blog

    ResponderExcluir
  23. Vi esse filme ontem, acredita? E vi exatamente por um post aqui sobre o figurino dessa época, se não me engano! Eu adorei a trama e adorei o fato do filme ter um filmagem muito mais simples do que estamos habituados. Infelizmente, muitas obras hoje tem tanta coisa à mão, que se esquece que o roteiro é a grande alma do filme! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Fico feliz que tenha seguido uma sugestão aqui do blog.Espero que tenha gostado do filme, eu considero um dos melhores do Hitchcock.

      Beijos

      Excluir
  24. Esse foi o primeiro filme que assisti com Grace. Fui assistir muito mais influencia pelo trabalho dele que eu já conhecia através de Psicose, me surpreendi com o enredo, as atuações e direção. Eu também acho que esse é um filme que todos os apreciadores de cinema deveriam assistir. Também não vi o remake (detesto remake de clássicos, rsrs)

    Beijos,
    Pri
    http://www.vintage.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto de remakes de clássicos hahaha.

      Excluir
  25. Nunca assisti um filme inteiro do Hitch. Vi a primeira cena de Psicose e dei por visto, não faz o estilo de coisas que eu gosto de assistir.
    Mas sua resenha me fez reconsiderar o Hitch e Janela Indiscreta! Figurino lindo, aliás!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes dele sempre surpreendem, no começo (alguns) são meio parados, mas sempre surpreendem e te deixam com curiosidade, mas claro, pra gostar de Hitchcock tem que gostar de suspense.

      Beijos

      Excluir
  26. Eu estou querendo assistir a esse filme há muito tempo. *.* Gostei muito da sua postagem sobre o filme. Não fazia ideia do que significava o voyerismo. Ótima resenha!
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir