Naturalismo na Literatura e suas características

12:02

Estou querendo fazer uma série de posts com alguns dos mais importantes escritores brasileiros.Escolhi Aluísio Azevedo para ser abordado primeiro, no entanto, me parece lógico explicar antes de mais nada a escola literária na qual ele fez parte, assim, nos próximos posts fica bem mais fácil compreender o que eu estou falando, sem que eu precise fazer um artigo gigantesco.Levem isso como sendo um post introdutório.Espero que essa série sirva como meio  facilitador para pessoas que sentem dificuldades com a Literatura Brasileira.
Naturalismo na Literatura

Cena do filme Germinal (1993) com direção de Claude Berri.

O QUE FOI O NATURALISMO?

O Naturalismo na literatura foi uma corrente que junto ao Realismo esteve bastante em voga na segunda metade do século 19.O Germinal de Émile Zola, publicado em 1885 é considerado o primeiro romance do gênero.
Ambos movimentos apresentam características em comum, como por exemplo: objetividade na narração, linguagem mais direta do que o Romantismo, compromisso com a retratação da realidade e enredos baseados no tempo presente, isto é, autores realistas/naturalistas escreveram sobre problemas que afligiam a sociedade no exato momento em que seus livros foram escritos e/ou publicados, sendo por tanto contemporâneos à suas épocas.

Embora seja possível traçar esse paralelo entre Realismo/Naturalismo (porque ambos tinham como objetivo a denúncia social), é importante dizer que foram escolas literárias que tomaram rumos diferentes, cada qual lançando mão de uma gama de recursos estilísticos com suas particularidades. 

darwinismo social no Naturalismo

  Hippolyte Taine (1828-1893) e Charles Darwin (1809-1882).


 DETERMINISMO 

O Naturalismo terá o Darwinismo Social e o Determinismo como duas de suas linhas principais de pensamento.A premissa determinista do historiador francês Hippolyte Taine, nós diz que os seres humanos estão condicionados a três fatores determinantes: raça, meio ambiente e período histórico.De maneira lúdica. é o mesmo que dizer :'' x pessoa nasceu em ambiente criminoso e violento, logo, ela está predestinada a apresentar características violentas e criminosas também'', isso porque o determinismo defende a ideia de que o meio em qual estamos inseridos influi positivamente ou negativamente em nossa personalidade e índole

DARWINISMO SOCIAL

O Darwinismo Social por sua vez, toma como base a Teoria Evolucionista de Charles Darwin, onde é postulado  que os mais fortes sobrevivem. No caso do Darwinismo Social, é lógico pensar que sobreviverão aqueles que socialmente estão em uma condição favorável, em detrimento das massas que serão excluídas quase que sumamente de quaisquer direitos e oportunidades.


POSITIVISMO:

A corrente positivista formulada por Auguste Comte, prioriza o método científico como o único meio de estabelecer uma verdade, isso implica dizer que para uma teoria ser considerada correta, ela deve passar por rigorosos testes.Nós notamos a influência positivas no Naturalismo através da observação meticulosa que os autores fazem das personagens e dos demais elementos que as cercam.


Naturalismo Auguste Comte




  Auguste Comte (1798-1857)


EROTIZAÇÃO E ANIMALIZAÇÃO DO SER HUMANO:

No Naturalismo é comum não só a análise social, aspectos biológicos/fisiológicos também ganham a cena.Personagens moldados de acordo com o naturalismo não seguem o padrão maniqueísta, sendo assim, eles não são cem por cento bons ou ruins.São seres humanos como qualquer outro, apresentando suas virtudes e vícios.Perfis naturalistas se deixam guiar pelo instinto, nos dando margem à observação de que são personagens por vezes passionais, e o sexo sendo um dos nossos instintos mais primitivos, também encaminha à erotização das personagens, que se envolvem entre si muitas vezes pelo simples prazer sexual.

erotização naturalismo


Há outras características dos enredos naturalistas que poderiam ser citadas, contudo, o mais importante a ser fixado é que são histórias onde existe uma profunda análise do ser humano em todos os seus aspectos possíveis.

Antiguinhas

22 comentários

  1. Nossa, estudei tudo isso e não me lembrava de mais nada O_O.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. GENTE

    teu post me deu uma nostalgia danada. Eu voltei agora pro ensino médio, pras aulas de literatura que eu AMAAAAAAAVA porque eu tinha o melhor professor do mundo <3

    Te confesso que lembrava sim de alguns aspectos, mas não de tudo. Curti a aulinha aqui na blogosfera! HAHAH

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava minhas aulas de literatura *-*, tive uma professora maravilhosa que despertou ainda mais meu amor por literatura, especialmente a brasileira.

      Beijos!

      Excluir
  3. Gabi, você explicou melhor do que muito professor por aí!
    :P
    Literatura sempre foi um dos meus assuntos preferidos na escola (ó, que surpresa!), então eu estava familiarizada com o Naturalismo. Só não lembrava de tantos detalhes, mas tinha uma boa ideia do que se tratava.
    Espero ansiosa os próximos!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Que interessante Gabriela! Você sabe que eu já assisti Germinal no cinema (num festival que rolou aqui no Rio com filmes do Gérard Depardieu) e não sabia que era a adaptação de um livro do Émile Zola. Vivendo e aprendendo. Deu vontade de assistir de novo (e quem sabe, ler o livro também).

    ResponderExcluir
  5. Gabi, amooooo ler seus posts principalmente quando traz análises de gêneros assim.. ameii Beijs

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, Pry :3 a intenção será sempre melhorar!

      Excluir
  6. Gostei da série, Gabi! Já te disse isso, ler seus posts me deixa com muita saudades da escola haha. Gostava muito das aulas de literatura.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Aulas de literatura são um amor ♥

      Excluir
  7. Serie maravilhosa amei a postagem e estudo isso
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Heyyy,
    Adoro posts mais contextualizados sobre literatura, estava estudando naturalismo um dia desses e achei sensacional. A visão biológica do homem, a questão do ser humano pela primeira vez ter sido mostrado de forma mais crua. Inclusive quero muito ler O Cortiço.
    Beijooos <3.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia! É um excelente livro, um dos meus favoritos de nossa literatura.

      Excluir
  9. Eu amei essa categoria do seu blog, já está nos meus favoritos e já tô seguindo aqui :)

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post , relembrei um pouco a época de escola =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  11. Uau! Adorei o post! Me lembrou minhas aulas de Literatura na escola que eu tanto gostava. Era uma das minhas matérias favoritas!
    bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  12. Gabi, adorei o post! Sou apaixonada por literatura, saudade de estudar sobre ela!
    E estou curiosa pro primeiro post sobre Aluísio Azevedo. Li O Cortiço dele e o livro é maravilhoso! Genial simplesmente.
    E esse post introdutório foi ótimo para deixar clara todo o contexto de quebra com o romantismo que os autores propunham.

    Amei! Adoro esse assunto!
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genial mesmo! Um dos meus favoritos da literatura brasileira, bem escrito, personagens tão reais, atmosfera chocante, enfim, bom em todos os aspectos.

      O primeiro post sobre ele já está pronto :) semana que vem com certeza já vai ao ar.

      Excluir
  13. Adorei o post, super completo e muito informativo!
    bjs
    Patty Lye
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
  14. Me senti de volta ao Colégio nas minhas aulas de Literatura agora kkk.

    Adorei esse post amôura !!

    Esperando os próximos... ;)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderExcluir
  15. Todas as fotos são tão bonito, e eu amo a arte

    Rina

    ResponderExcluir