Maquiagem de 1940

15:05

A década de 40 é sem dúvidas uma das maiores referências de maquiagem no meio vintage e retrô, na verdade, existe um grande esteriótipo em cima da maquiagem dessa época e dos penteados (mais pra frente eu explico em vídeo essa questão).De todas as formas, a maquiagem de 40 continua até hoje sendo utilizada em larga escala, mas seria interessante compreendermos algumas coisinhas que nortearam o período em questão.

maquiagem de 1940



                Propaganda de cosmético na década de 40.

O CONTEXTO histórico de 1940:

Se a década de 30 como foi tido aqui representa a ascensão dos regimes totalitários, a década de 40 é a consumação dos fatos.Não podemos falar dessa época sem mencionar a eclosão da Segunda Guerra Mundial.Essa guerra mexeu com as estruturas sociais de toda Europa e, consequentemente do mundo todo.Foi durante a guerra que as mulheres de classe média puderam sair para o mercado de trabalhojá que os homens estavam nos campos de batalhas e a economia não podia parar.


O fato é que tudo nessa década foi bastante regrado.As embalagens das maquiagens se tornaram mais simples, as roupas de alta costura foram substituídas por nomes da moda menos conhecidos, os tecidos nobres deram lugar aos mais baratos e de corte militar.Em suma, houve uma grande revolução em busca do mais simples e barato.Mas, engana-se quem pensa que a mulher dos anos 40 estava disposta a abrir mão da sua feminilidade e elegância.

história maquiagem 1940




 Mulheres dos anos 40.
A MAQUIAGEM DOS ANOS 40:

O estilo de maquiagem dessa época é bastante simples se comparado com os períodos anteriores.O batom vermelho ganhou cada dia mais espaço, porém, os lábios deixaram de ser tão marcados, e os contornos na maioria das vezes obedeciam ao formato da boca. Nos olhos o que predominava eram as sombras neutras e claras.Os cílios eram bem naturais e as bochechas rosadas na medida certa, de modo a proporcionar um aspecto saudável.

Algumas mulheres faziam também um traço bem discreto com sombras ou lápis na linha superior dos olhos, mas não era um estilo comumente usado por todas.Enquanto isso, a pele não era muito carregada, por ser um período de guerra e escassez, bases e corretivos eram dispensáveis, o grande aliado para uma pele viçosa foi o pó compacto.Podemos resumir a identidade dessa época como limpa e sofisticada.

1940 makeup tutorial










 O visual pin-up entrou em voga devido à grande divulgação desse estilo dentro da própria guerra, como por exemplo, as modelo que era pintadas nas latarias dos caças de guerra a própria popularização das divas de Old Hollywood entre os soldados.

O estilo de 1940 buscava ser prático e versátil, seguindo o ritmo da mulher moderna, que começava uma árdua caminhada em busca de maior autonomia dentro da sociedade.

E os produtos escolhidos foram:

1940s makeup guide


Parte 1 do projeto aqui
Parte 2 do projeto aqui


Vocês gostam de maquiagem assim ou preferem algo mais colorido?

Antiguinhas

50 comentários

  1. Pelo que lembrava o delineador só aparecia em 1950, mas acredito que nesse periodo de 40 ele iniciou e ficou mais forte depois então...
    Mto interessante esses teus posts!

    Beijo
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, o auge dele é nos anos 50, mas em 1940 já existia sim quem usasse, porém era um traço bem fininho e muitas vezes feito com sombra ou lápis.

      Beijo

      Excluir
  2. Gente, o que é essa paleta da Chi Chi? Preciso muito de uma assim na minha vida <3 Adoro batomzão vermelho e esse estilo de maquiagem, que post lindo *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa paleta da Chi Chi tá um amor *-*, sério, tem todas as cores que eu amo! <3

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa uso essa mesma maquiagem todo dia ♡ hahah bem legal saber curiosidades sobre maquiagem e as vezes nem sempre o que é lançado chega ao auge na mesma época haha

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nesse caso, acho que a maquiagem da década de 40 e 50 desde que começaram a ser usadas virarem febre ♥, o que é ótimo.

      Beijos!

      Excluir
  4. Essa maquiagem que você mostrou aí da foto, eu gostei e super sairia assim. Focando no contorno do rosto, boca com batom vermelho e um leve delineado nos olhos (sem ser o gatinho que até hoje não aprendi a fazer direito). Acho que o grande foco vai para o batom vermelho e delineado também. Eu to é muito feliz de ver que essas maquiagens dos anos 40 estão voltando cada vez com mais força enaltecendo a nossa beleza né?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, ainda vou gravar um vídeo ensinando a fazer o delineado gatinho.Eu vi que muitas meninas não sabem fazer, mas é super fácil! ♥

      Beijos!

      Excluir
    2. Então, eu já gravei um vídeo ensinando a como NÃO fazer o delineado gatinho, hahahahahaha! Depois vê lá no meu canal (euestouferrada).

      Excluir
    3. Eu vou ver e depois gravo um vídeo ensinando uns macetes kkkk.

      Excluir
  5. eu gosto de makes mais simples e também das mais elaboradas! acho que depende da situação! :D
    tô adorando saber mais sobre os makes de outras épocas! *-*

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, depende muito, mas particularmente admito que costumo usar elas mais no estilo 30, 40 e 50.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Gabriela!
    Eu super me identifico com essas maquiagens!
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Não pode faltar um belo batom vermelho, né Gabriela??? :)

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não, Camila.Batom vermelho é a oitava maravilha do mundo hahahah.

      Excluir
  8. Verdade! Irrita muito quando o creme não absorve e fica oleoso nas mãos! =S

    Gosto dessa maquiagem prática dos anos 40! Adorei os produtos que você escolheu. Lindão esse batom da Clinique!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse batom da Clinique é lindo mesmo *-* fiquei babando nele.Cor maravilhosa!

      Excluir
  9. Adorei!!!
    Maquiagem vintage é um amor! Fica lindo!
    bjs
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
  10. Os olhos dos anos 40 e 50 são o estilo de maquiagem que domino, mas não consigo fazer os lábios! Talvez por causa do meu formato de boca, é mais fácil pra mim fazer o estilo dos anos 30 e 20, daí faço uma misturinha de época na minha maquiagem hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou gravar um vídeo ensinando como eu faço os meus lábios no estilo anos 40 <3

      Excluir
  11. Me senti um ET porque não sabia que o delineado gatinho era algo tão antigão. O mais legal é que essa make dos anos 40 de velho não tem nada, pelo contrário. É algo super atual e que nao faz feio em lugar nenhum!

    tô adorando todo esse aprendizado retrô <3

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é, o auge dele mesmo é nos anos 50, imortalizado pelo delineado de Marilyn Monroe.

      Beijo

      Excluir
  12. Meu tipo de make preferido, embora confesso que eu não uso batom vermelho quase nunca.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  13. eu amo make vintage, pra mim batom vermelho é o melhor exemplo do classico que nunca sai de moda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Lívia.É uma coisa que não abro mão.Praticamente não uso outra cr de batom...só vermelho.

      Excluir
  14. Adorei saber essas curiosidades , eu adoro makes assim =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) eu também.Anos 30, 40 e 50 ever! <3

      Excluir
  15. Oi Gabi, tudo bem?
    Batom vermelho e delineado = ♥ ♥ ♥
    Um sucesso até hoje!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Eu amo demais esses anúncios vintages, principalmente de maquiagem. Legal acompanhar a evolução dos produtos que hoje amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindos, né? Eu passo horas no Pinterest às vezes vendo.

      Beijos

      Excluir
  17. Estou apaixonada por essa série de posts! Sabe que a minha maquiagem seja para o dia-a-dia ou para festas é sempre essa? Hahahaha eu sempre opto pela simplicidade! Não conhecia essa paleta que você indicou e achei as cores incríveis! É muito prático ter uma paleta com todos os tons básicos assim. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso! <3 <3 minha maquiagem pra dias normais e festa costuma ser mais neutra também...acho que combina bastante comigo.

      Beijão

      Excluir
  18. Eu gosto bastante!
    Acho simples e super bonito.
    Fica leve, né?

    Adorei o post!
    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  19. Eu já falei que amoo essas suas curiosidades, acho super único do seu blog.
    Ai quero essa paleta ahhaa

    beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) a intenção é criar um conteúdo único, bastante pessoal.

      E essa paleta é linda, todas as cores que eu amo *-*

      Excluir
  20. Divou no post, eu amo esse estilo de maquiagem, não sou fã do delineado, porém todo restante eu gosto.
    Uma guerra/crise impactua em tudo, desde do básico até a beleza.


    Beijo, www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *_* Que bom que gostou.Sério?! Eu amooo delineado...não vivo sem.

      Excluir
  21. Ai, continua sendo, pra mim, a maquiagem de época mais bonita que existe <3
    E muito legal seu post explicando a origem das coisas, não somente informando que a maquiagem da época tal era assim ou assado e fim.
    :DD

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 40 e 50 melhores maquiagens da vida <3

      Excluir
  22. Oi Gabi! Ótimo post!
    Acho legal falar do contexto social e político de cada época, e também as características da maquiagem <3 De fato, a make dos anos 40 é uma das mais reproduzidas. Eu gosto muito da paleta nude em contraste com o batom vermelho! Ansiosa pelos próximos posts dessa série =)

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Que bom que gostou do post, Pri.Tô adorando fazer essa série de posts.Adoro misturar história com beleza....Fica bem mais divertido *_*

      Excluir
  23. Que postagem legal! Muito enriquecedora! ^^ Gosto muito de ler coisas assim, que mostram um pouquinho de história, sabe?! Parabéns!
    Ah! A maquiagem dos anos 40 é simples e belíssima! =)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Aaaaaaaaaaaaai seus posts de make! Sempre tão lindos e com TANTO conteúdo! Fico surpresa com o seu trabalho de pesquisa e com o seu conhecimento sobre o assunto! Parabéns MESMO! Amei o post, amei saber um pouco mais sobre a época e achei linda essa make mais discreta, mas sem abrir mao do delineador e batom vermelho! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nah <3, sou apenas um mulher vaidosa apaixonada por história e maquiagem, e porque não juntar pra falar de ambos? :3

      Excluir