Crinolina, Crinolette e Bustle

12:06

Vocês já pararam pra pensar como as mulheres mantinham em pé os vestidos no século 19? Se pensou que era apenas colocar camadas e mais camadas de tecido uma por cima uma da outra, errou. A verdade é que os vestidos mais luxuosos eram feitos de materiais muitas vezes pesados e por isso eram necessárias estruturas que deixassem os vestidos bem rodados e com forma. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre essas estruturas?

vestidos vintages


Crinolina:
A crinolina é uma das mais famosas e foi bastante utilizada nas duas primeiras décadas da segunda metada do séc. XIX. Basicamente se trata de uma peça parecida com uma gaiola.O efeito da crinolina é das mais básicas: deixar seu vestido bem rodado e grandão.

CRINOLETTE:
Diferente da crinolina, o efeito da crinolette não era deixar o vestido mais largo para os lados, mas sim deixá-lo empinado para cima. É um dos modelos de vestidos mais famosos e usados durante a Era Vitoriana (1837-1901).Na hora de caminhar ele era mais fácil do que do que a crinolina devido à abertura na frente.

crinolette


Bustle:
O bustle é bastante parecido ao anterior, no entanto se vê nesse tipo de estrutura o maior uso dos babados na parte de atrás dos vestidos.

vestidos antigos


Todas essas estruturas eram comumente feitas de aço ou qualquer outro material que pudesse dar forte sustentação aos vestidos. De fato, algumas peças eram bastante desconfortáveis para as mulheres. Hoje em dia existem algumas lojas que ainda confeccionam esse tipo de material e substituem a matéria-prima por peças mais leves e usáveis.

Antiguinhas

36 comentários

  1. esse bustle deve ser bem desconfortável né?
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. Me amarro nesses figurinos antigos, mesmo desconfortáveis devem ser o máximo em usar.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que eram esses os nomes. Acho essas roupas tão lindas, queria ter nascido nessas épocas, rs.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Que legal conhecer um pouco mais assim da moda. Que bom que não precisamos usar hoje em dia hahaha devia ser beeeem desconfortável mesmo.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quando eu via as novelas e os filmes das princesas da Disney, ficava pensando que era um monte de camadas no vestido mesmo. Quando descobri que tinha essa estrutura, fiquei de cara, hahaha! Triste é que não pode sentar quando tá vestindo isso né?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAAH, bem triste, eu acho que deveria ser uma chatice usar isso, embora ache lindosss modelos de vestidos rodados.

      Excluir
  6. como a época das coisas sao diferentes, parecem desconfortáveis mas hj tbm temos peças desconfortaveis q usamos haha mas acho que nos podemos escolher usar ou nao e nessa epoca acho q os padroes impunham que as mulheres usassem...adorei o post :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,e geralmente só mulheres de classe média alta e alta tinham dinheiro para usarem vestidos assim, eram bem caros...Hoje em dia existem peças bem desconfortáveis,mas só usa quem quer.

      Excluir
  7. apesar de ser algo diferente eu quando via em filmes achava lindo mas deveria ser bem ruim usar aquilo ainda mais pelo material que era feito . amei :)
    beijos



    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post.
    Especialmente pelo fato de o meu tcc ter sido feito com base na segunda metade do século 19, então eu vi muitas pinturas com mulheres usando "bustle" (agora sei o nome, há!).
    =}

    ResponderExcluir
  9. Adoro as informações que você passa aqui.

    Beijos
    Ingrid Lemos Blog

    ResponderExcluir
  10. aaaaaaaaaaaaai eu aprendi isso no meu livro 100 anos de moda! hahahaha e achei MEGA interessante! Muito legal você trazer isso pro blog! Sabia que euestava lendo a respeito da peça Cinderella que vai estrear aqui no Brasil e a atriz disse que coloca um banquinho dentro do vestido pra poder sentar nos intervalos,de tão grande e pesado que o vestido é? hahaha acho que deve ter uma crinolina dentro dele! hahaha

    Um beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, essa atriz deve sofrer horrores hahaha,mas eu acho o figurino de Cinderela maravilhoso, o da Bela de A Bela e A Fera também♥

      Excluir
  11. Nossa, como mulher sofre,rsrs!

    Confesso que sou apaixonada por esses vestidos e tenho vontade de experimentar todos, mas deve ser muito desconfortável, imagina você sentar com isso? Limita muito.
    Adorei, não sabia dos três, conhecia apenas o primeiro.

    Um beijão!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me pergunto: Como elas sentavam?! Eu sei que pra usar (pelo menos o que as atrizes da novela A Escrava Isaura diziam) é que tem que dar pequenos chutes para frente,mas sentavam como?! Eis a questão...

      Excluir
  12. Só consigo pensar numa coisa quando vejo isso: imagina fazer xixi usando um negócio desses? Hahaha! Tenso!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH, eu suponho que elas demoravam horrores para voltarem do banheiro...Eu realmente fiquei curiosa, vou buscar algumas informações e se encontrar faço um post no blog explicando essas questões.

      Excluir
    2. Seria super interessante Gabriela! :)

      Excluir
  13. que interessante! não sabia desses detalhes!!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  14. Imagina o peso desses negócios!
    Coitadas das mulheres, e ainda usavam espartilhos. Não iguais aos de hoje que dá para usar de boa, mas aqueles de cortar circulação.
    Sabia que tinha diferença, mas não sabia os nomes.
    Esse que aumenta o "bumbum" é muito bizarro. Hahaha.

    Chegaram mais duas caixas Kawaii. Estou muito apaixonada!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crinolina e o crinolette, eu até tentaria usar,mas o bustle é bem estranho hihihi.

      E eu quero ver as outras caixinhas da Kawaii box *-*

      Excluir
  15. olha, esse post foi de utilidade publica porque assim, quando eu era criança, meu filme favorito da vida era Anastácia e tem uma cena do filme que eles colocam a crinolina nela e eu passei boa parte da infancia sem entender o que se tratava aquilo whuwhwuhwuhw
    depois descobri o que era mais ou menos sem saber o nome certo e finalmente você apareceu uhu hahaahahaha
    enfim, é triste ver que passa século e vem século e as mulheres ainda usam roupas desconfortáveis em prol da beleza :///

    Beijos,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu imagino que era bastante desconfortável.O bom é que hj é mais uma questão de escolha.Mas ainda existe muita gente fazendo absurdos em prol de um ideal de beleza.

      Beijos

      Excluir
  16. gente, eu imagino o quão era desconfortável usar esse negócio por baixo de vestidos super pesados e calorentos. SOCORRO. Ainda bem que nasci um tempo depois HAHAHA

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sempre tive muita curiosidade e vontade de usar esses adereços. O mais próximo que cheguei disso, foi quando era criança e fui dama de honra. Meu vestido tinha uma anágua presa a uma espécie de bambolê, kkkkk.. quando lembro disso dou risada xD

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bambolê?Sério hahah, fiquei curiosa.Geralmente as anáguas sã uma boa opção por serem mais leves.

      Excluir
  18. Nossa, na época deveriam ser peças bem pesadas e calorentas né?

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super, eu fico imaginando como o pessoal de países quentes conseguiam....

      Excluir
  19. Olhando eu isso eu só tenho uma pergunta a fazer... as mulheres não se sentavam ? Kkkk.

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  20. Nossa que legal! Adorei conhecer melhor. É lindo mas imagino como deveria ser desconfortável né?!
    Beijos!!!
    Camila Drumond
    http://vaitercha.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gente, que sofrimento!
    ô beleza que dá trabalho, né?
    Apesar de tudo, acho lindo esse tipo de vestido!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Siga o insta do blog: @blogueb

    ResponderExcluir
  22. Vou parecer uma louca se disser que eu gostaria de ter usado um vestido assim? hahaha

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  23. Gente, essas coisas parecem ser tão desconfortáveis. Ainda bem que posso usar meu shortinhos curto no calor, e meu biquininho ahahah

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  24. Não sabia dessas estruturas, Gabi! Achei muuito legal haha. Com certeza eram desconfortáveis mas o efeito nos vestidos é lindo.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
  25. Pra mim, os vestidos ficavam belíssimos com essas estruturas mas temos que convir que devem ser super quentes e desconfortáveis, né?!
    Não sei se conseguiria.
    Apesar de tudo, dá pra ficar babando nesses trajes de época!

    Adorei o post, Gabi!

    Blog Coisa e tal

    ResponderExcluir