Nose art- A Arte de pintar em aviões

18:38

Quem gosta de assistir filmes que se passam durante o período da Segunda Guerra Mundial, já deve ter percebido que a maior parte dos aviões levam consigo algum tipo de efeito gráfico (geralmente alguma pin-up pintada), chamamos isso de Nose Art.

Nose art

 A história:

A Nose Art já existia no período da Primeira Guerra Mundial, especificamente, ela apareceu pela primeira vez em 1913, em um avião italiano, mas; inegavelmente foi na Segunda Guerra que sua popularidade atingiu o ápice. Além da Nose Art ser um meio de identificação dos aviões, também serviu como parte lúdica das guerras.


nose art



É super importante lembrar que não existia uma liberação aberta para que os aviões fossem pintados, pelo contrário, muitos dos trabalhos feitos nas latarias eram desenvolvidos de maneira anônima, no entanto, não havia uma restrição explícita e nenhum tipo de punição, por isso esse tipo de arte continuou por um determinado período.

nose art

Mas se engana quem pensa que só modelos pin-ups eram retratadas, atrizes de Hollywood, tirinhas cômicas e personagens da Disney também tiveram seu espaço.De certa forma, a Nose Art era um meio das nações se alfinetarem mutualmente  através de um artifício visual, não esquecendo que a sensualidade feminina servia como um ''estímulo'' para os soldados combatentes.Elas eram tidas como os anjos da guarda e como símbolos da boa sorte nos céus.

nose art



situação atual:

Hoje em dia esse tipo de arte não é permitida, salvo alguns casos, como por exemplo: datas comemorativas ou se o avião é de pequeno porte e o dono deseja fazer alguma modificação visual nele, fora isso, aeronaves militares estão intermitentemente proibidas de apresentarem qualquer tipo de elemento que faça zombaria contra o país inimigo, conter em si cruzes ou outras imagens de conotação religiosa e, até mesmo a presença de modelos pin-ups estão vetadas, o que eu sinceramente  acredito ser um pouco de exagero.

Nose art


Aliás, esse tipo de arte deixou de ser utilizada durante os anos 60 e 70, concomitantemente com a Revolução Feminista, que enxergava naquilo uma objetificação da mulher (discordo fortemente), e discordo porque se fôssemos vetar absolutamente tudo o que apresenta uma mulher nua, o Museu do Louvre e tantos outros estariam vazios.

Eu acho sim que precisamos começar a lidar melhor com a nudez e com a arte que contenha em si uma simbologia sexual, porque o sexo é algo natural, e nenhum artista na Segunda Guerra pintava pin-ups com a intenção de rebaixar a mulher, ou melhor nenhum avião apresentava mulheres em posições sexuais ou qualquer coisa do gênero.

E digo mais: eu adoraria ser pintada em algum avião, não enxergo nisso nenhuma ofensa.Até mesmo porque as modelos eram pintadas por livre e espontânea vontade.

Antiguinhas

23 comentários

  1. Eu nem sabia da existência desses aviões pintados assim, nunca reparei! Achei bem interessante a questão história, mas, sinceramente, acho que apresenta sim objetificação da mulher. Todas estão em poses sensuais, de maneira "vulgar", sendo que não pilotavam e nem podiam chegar perto das aeronaves, imagino. Eram mulheres para os homens, objetificadas, sim :/ Mas entendo que hoje, talvez, fosse diferente.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo Thay, se essas poses são vulgares, então toda a estética pinup é vulgar...Hoje é que não ia rolar mesmo porque o pessoal vê machismo até onde não existe.

      Excluir
  2. Eu concordo contigo, acho um pouco exagerado proibir os desenhos das pin ups. Não acho que esse tipo de pintura objetifica a mulher, acho que o problema está na cabeça de quem associa uma mulher sensual a um objeto.
    Acho até que pra acabar o machismo nós deveríamos levar a sensualidade, tanto feminina quanto masculina, como algo natural e não como tabu.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Associar mulher sensual à objeto é um grande engano.Ou será que só mulheres vestidas merecem ser pintadas? Eu tenho certeza que se fosse o Gil Elvgren que tivesse pintado, a maioria ia mesmo é aplaudir e dizer que eram grandes pinturas, mas como foram artistas anônimos, o trabalho deles é ~rebaixado~

      Excluir
  3. Que pinturas lindas, amei o estilo pin up que pintaram nos aviões! Não acho que seja sexismo ou machismo essas pinturas, desde que os retratos fossem autorizados por suas inspirações!

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Nunca reparei nesses aviões, acredita? Que forma mais "sei lá" de alfinetar o país inimigo, né? Enfim, bem interessante a história! Quanto à objetificação das mulheres, acho que rola um pouco sim, Gabi. Esse "estímulo" aos soldados meio que dá essa impressão, sabe? Não em todas as artes, mas a maioria dá essa impressão. Entretanto, concordo que esse assunto é meio tabu mesmo. Enfim, não tenho uma opinião totalmente formada. ;)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um assunto contraditório,mas estou adorando ver outras opiniões aqui no blog.É gostoso essa troca de opiniões,ainda que divergentes.

      Excluir
  5. Oi Gabriela, muito interessante! Acho que o que me incomoda mais é essa estética das pin-ups associada ao maquinário de guerra. Triste isso, né?

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  6. Bem legal as pinturas, não conhecia esse trabalho.
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi... acho que meu primeiro comentário não foi... eu não conhecia a Nose Arte, pelo menos não sabia que tinha esse nome... acho exagero também a questão das pinups, mas enfim... muito legais as imagens que você escolheu para o post, achei a história super interessante!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaai Gabi <3 Você é só amor! hahaha Que post lindo! Me lembrou quando visitei o museu da TAM! Lá é cheio de aviões super antigos, da guerra e lembro que vários eram desenhados também!! Amei!!!

    Um beijo, Na
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser super legal visitar um museu dedicado aos aviões! <3

      Excluir
  9. Que demais isso... sabe que nunca prestei muita atenção ? Acho bonito :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre prestei atenção, por que como gosto e assisto muitos programas de tattoos, o universo das pin ups sempre é muito explorado, então onde tem esse tipo de desenho eu reparo. Mas gostei muito de ler a explicação do porquê das pinturas.
    Ah, sobre a receita, o álcool da cerveja evapora, então não fica com gosto nenhum de cerveja não, ela serve apenas para ajudar a amaciar a carne. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então deve ficar super gostoso! Vou experimentar fazer aqui em casa <3

      Excluir
  11. As pessoas se preocupa com besteira lindas imagens,
    mais amei a sua postagem e super clara, bom final de semana.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Meu Canal:https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que post maravilhoso. E eu nem sabia que era proibido atualmente, mas concordo. As pinturas não eram apenas obras de mulheres desnudas, a maioria das imagens tem sim uma conotação sexual da mulher. Você mesmo colocou uma foto ali onde diz "Puss..."(não dá pra ler o resto).
    Quanto a "eles não pensarem nisso", é exatamente aí onde está o problema. Era natural, as pessoas enxergavam assim, sem pensar. A mesma coisa com o negro. E ainda o fazem, muitos comentários feitos pela sociedade hoje, em relação à mulher, são frases feitas, não pensadas, que estão entranhadas na vida das pessoas. E é preciso falar e pensar para que se consiga combater!

    De qualquer forma, eram imagens muito bem feitas e nem imagino a técnica por trás de produtos para fuzelagem de avião. Maravilhoso

    =**
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um pensamento muito,mas muito aberto para a arte.Eu pelo menos não veria nenhum problema se hoje em dia as pinturas assim continuassem em voga.

      Acho exagerado tratar como objetificação, quando essas modelos davam autorização para serem pintadas, e como o corpo era delas, elas o expunha como queriam.O problema reside, como a Camila ali falou /\ em vincular as pinturas ao maquinário da guerra.Mas enfim, sabendo que criaria um enorme conflito é até melhor que seja proibido mesmo.

      O que eu acho bastante contraditório é que as mulheres que protestam nuas, cantoras que que usam micro-roupas e quaisquer outras coisas assim em shows, elas podem, mas uma modelo que vincula o seu trabalho ao trabalho de um HOMEM, aí é machismo.

      Excluir
  13. Amo isso <3 ja vi em filmes e achei o máximo!!!
    Amei as fotos que você colocou no post o/
    Beijos

    www.apequenaka.com ❤

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adorei demais conhecer.... muito interessante mesmo! Além de linda!

    ResponderExcluir
  15. Ah, que legal, Gabi.
    Nunca tinha reparado nesse detalhe em filmes mas eu adoro essas curiosidades históricas.

    Beijo.

    Blog Coisa e tal

    ResponderExcluir
  16. que legal! não sabia dessa história!
    e concordo contigo! não acho que as pinturas tratavam as mulheres como objetos! as pessoas ainda tem muito o que evoluir!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir