Aquerelando #6 Vicent Van Gogh

22:15

Acho muito difícil quem não tenha visto pelo menos uma vez algum quadro de Van Gogh, ele simplesmente continua sendo até os dias de hoje uma grandíssima referência no mundo das Artes.Com uma biografia cercada de mistérios e quadros lindíssimos, é com muita alegria que ele vem embelezar o nosso Aquarelando de hoje.

Vicent Van Gogh


Vicent Van Gogh nasceu em 1853 nos Países Baixos, quando criança já apresentava facilidade ao desenhar, mas não pretendia ser pintor. Chegou a trabalhar com outras coisas antes de seguir a vida artística, se apaixonou e foi rejeitado, se tornou cada dia mais trancado em seu mundo.
Na cidade de Etten costumava pintar os vizinhos e ali se apaixonou por uma prima.Novamente seu pedido foi recusado, o que acabou por abalar sua relação em família.

van gogh pinturas


Se mudou para Paris com o irmão Theo, conheceu diversos artistas, e passou a consumir absinto, bebida altamente alcoólica e que segundo alguns estudiosos da vida de Van Gogh, teria lhe causado pertubações neurológicas.


noite estrelada van gogh
Noite Estrelada (1889).
Depois do episódio, Vicente Van Gogh foi internado numa clínica psiquiátrica em Saint-Rémy, onde desenvolveria mais um estilo de pintura: pinceladas em formas espiraladas.

van gogh quadros

O pintor cometeu suicídio em 1890, mas a real doença que o afetava continua sendo objeto de teorias.Alguns afirmam que o uso constante do amarelo era fruto de daltonismo, contudo, existe a hipótese de que as visões da cor eram causadas pelo grande consumo de absinto.

Antiguinhas

22 comentários

  1. Amooo arte Gabi. Que post lindo. A NOite Estrelada é a pintura que mais gosto dele. É incrível né?!! Beijoss

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda né? A minha favorita também! ♥

      Excluir
  2. Van Gogh ♥ Fui no museu dele em Amsterdã e tem umas obras TÃO lindas ♥


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser tão maravilhoso ver as telas de perto!

      Um beijo!

      Excluir
  3. Gabi, Van Gogh é o meu xodózinho!
    E Noite Estrelada é de longe minha tela preferida.
    Eu terminei de escrever semana passada meu segundo livro e falo muitoooooo sobre o Van Gogh. É um romance chick lit cheio de arte e esse lindão.
    Você viu que vai ter exposição dele em SP?
    Com certeza quero ir.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! O livro deve estar incrível, Teca!

      Excluir
  4. Nossa, acredita que eu nunca tinha parado pra pesquisar sobre a vida dele ?

    Adorei saber amais :)

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de ir no museu dele, lá em Amsterdã, sou fascina pelas histórias das pessoas, gostei muito de saber mais sobre a vida dele, muitas coisas eu nem fazia ideia.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. sem duvida meu artista preferido da vida! quase chorei no museu em amsterda, estou lendo uma biografia dele no momento e totalmente encantada!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Lindo, Gabi! Recomendo a você que assista ao filme "Sonhos", de Akira Kurosawa. "Sonhos" é subdividido em "episódios" (cada episódio, um sonho). Em um dos sonhos, o personagem adentra um quadro de Van Gogh, e sem dúvidas é uma das fotografias mais lindas da história do cinema.

    Beijos!

    Rafa

    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bixa, a senhora sempre indicando filmes bons, né?! Vou procurar para ver sim! Adoro qualquer coisa que envolva artes plasticas.♥

      Excluir
  8. Eu particularmente adoro postagens sobre artistas, e você sempre fala dos artistas que eu amo <3 Quero ir na exposição dele em SP! Quem sabe a gente se encontra lá? =)

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Pri! Espero estar aí logo, logo.Estou muito animada com as exposições que irão ocorrer em 2016.

      Beijos!!!

      Excluir
  9. Imagina que louco ele arrancando a orelha e dando para o amigo, se eu fosse esse amigo, ficaria bem assustada. Eu acho a cor amarela linda e as pinturas dele ficavam bem bonitas com esses toque de amarelos, ficava alegre.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que postagem MARAVILHOSA! Quantas artes incríveis do Van Gogh! Mas, principalmente, o mais bacana é ver você levando um pouco da história desse artista sensacional para os leitores. ADOREI! Os quadros deles, muito mais do que presença de cores, SÃO POESIAS, e isso é o que mais admiro.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Vanessa! :)

      Excluir
  11. Adoro as telas dele! São definitivamente únicas e dá pra reconhecê-las pela técnica que ele utilizava! São traços marcantes e cheios de sentimento, ao meu ver <3

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Adoro as telas dele. Os Girassóis é um clássico na obra do Van Gogh. Como não amar?
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  13. Maravilhoso demais! Impossível não se encantar com a obra dele! ♥

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  14. Amo o trabalho dele! Queria conhecer pessoalmente, tudo que aprendi foram em documentários.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  15. Sem dúvidas ele é o meu favorito e gostaria muito que ele descobrisse o reconhecimento que teria depois da sua morte =(

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir