A moda de Frida Kahlo

20:13

No antigo blog, eu já havia comentado o quanto sou fã da pintora mexicana Frida Kahlo, não só como artista, mas também como um símbolo de mulher que esteve à frente de seu tempo.Tirando a parte técnica da coisa, que no caso seria falar sobre a produção artística de Frida, algo não passava despercebido: sua maneira de se vestir! A verdade é que tanto Frida como Carmen Miranda foram grandes arquétipos da moda latino-americana na primeira metade do século XX.

Frida kahlo feminismo


Uma peça era extremamente recorrente no estilo de Kahlo: as saias. Ela não usava saias apenas por achar que elas eram bonitas e/ou femininas mas também porque era um modo de esconder sua deficiência em um das pernas, adquirida depois de um grave acidente de bonde que a deixaria com saquelas pelo resto da vida.

Frida Kahlo Fashion



As roupas de Frida, junto com seu estilo tinham altas doses do México envolvidas. Eram peças sempre muito estampadas e coloridas, e mesmo com o pretinho básico, ela sabia introduzir algum acessório que pudesse deixar o ar de seu visual o mais tropical possível.As flores não estavam presentes somente como estampas, podemos as ver igualmente como enfeites de cabelo e brincos.Frida também não dispensava xales.

Frida Kahlo quadros
O seu penteado marca registrada era o cabelo trançado com fitas de diversas cores + uma combinação de flores das espécies mais variadas. O cabelo da pintora era fortemente influenciado pelas mulheres mexicanas pertencentes ao meio rural.

No que diz respeito à maquiagem e beleza, Frida Kahlo sempre causou muita polêmica com a sobrancelha. Não entraremos no mérito com o intuito de discutir se era ''feio'' ou ''bonito'', apenas gostaria de lembrar que Frida não caiu no jogo do que a sociedade considerava como sendo o ''melhor e mais bonito'' para ela.Simplesmente ignorava as críticas.Não fazia a sobrancelha e nem o buço!

''Costumava crer que era a pessoa mais estranha do mundo, mas logo pensei que entre tanta gente no mundo, devia haver alguém que se sentia como eu, excêntrica e defeituosa.Imagino que ela está aí fora pensando também em mim.Bom, espero que se você se ler isto, saiba que sim, que é verdade, estou aqui e sou tão estranha como você''.

 Essa postura de Kahlo em relação à estética estava intrinsecamente relacionada à sua participação no movimento feminista. Não podemos esquecer que ela era uma militante do Partido Comunista Mexicano, chegando a hospedar em sua casa e a manter um relacionamento amoroso com Trotsky, assim que ele foi expulso da URSS por Stalin.

frida kahlo quadros
Em 2012, a designer Susanne Bisovsky desenhou uma coleção inspirada em  Frida Kahlo. Particularmente achei as referências incríveis e super usáveis no dia a dia, como por exemplo os vestido de tecidos  grossos e estampas florais que são perfeitos para o inverno .Muito amor! Além de ser uma homenagem super digna e mais do que merecida para uma mulher que soube se posicionar diante da vida e fazer valer toda sua autenticidade.Seu estilo por tanto era apenas uma pequena extensão de uma personalidade forte e corajosa.

Antiguinhas

40 comentários

  1. Água termal é mara! Eu estou simplesmente apaixonada. Minha pele anda bem melhor!

    Não sabia sobre a deficiência nas pernas da Frida! Aliás, eu pouco sabia sobre ela. Adorei aprender mais com o seu post!

    Ótima segunda, Gabriela!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tudo devido a um acidente de bonde.

      Excluir
  2. Ela era bem excêntrica mesmo... mas admiro muito essa mulher viu.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  3. Acho um estilo alegre e natural! Adoro os adereços para o cabelo! <3

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Frida ♥ Amei o post!


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi, tudo bem?
    Ótimo post! A Frida Kahlo é uma referência e até hoje simboliza essa luta contra os padrões. Muito bacana! :)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  6. Frida é amor! Enquanto todos acham ela feia, eu acho ela linda, de rosto e alma. Eu babo nas flores que ela usava no cabelo, parece coisa de cinema!

    ResponderExcluir
  7. Pra mim, é aquela coisa: o que é o bonito? o que é o feio? Frida podia não ter um rosto belo, mas sua beleza estava em sua arte, que ela usou também para se vestir. E o + bonito dela estava em sua atitude, sendo quem era.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Gosto do estilo dela em se vestir, porém não dá pra ficar sem fazer a sobrancelha e o buço.
    Tá rolando uma pesquisa de público no blog, sua opinião é muito importante.
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, eu prefiro fazer a sobrancelha e o buço rs.

      Excluir
  9. Frida fofa <3
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  10. Ela era uma mulher muito a frente do tempo em que viveu! Espetacular!

    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Acho lindas as referências dela. Apesar de ter tido uma vida sofrível sempre se vestiu mostrando o contrário. Adoro!
    beijo

    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
  13. Fora seu trabalho, sempre curti demais seu penteado. Adorei saber que tem pessoas adotando esse estilo! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. AMO fotos inspiradas nela assim, mulher mt maravilhosa, e forte!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Ela é o maior exemplo que a personalidade é principal 'beleza' da mulher. Admiro muito!
    Adorei o post! Beijos!!!
    http://vaitercha.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Vou pesquisar mais sobre essa coleção de 2012.
    Sempre gostei das cores e da ousadia da Frida Kahlo. Mas a sobrancelha nunca me cativou, hahaha.
    Mas adorei saber que ela estava pouco se lixando para o que os outros pensam e que ela era estranha e que os outros que lidem com isso.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa, Teca! Tem uns vestidos maravilhosos.Mt bonitos mesmo.

      Excluir
  17. A Frida é diva, mas seu estilo criou uma identidade bacana... Combinou.

    Ela não tem itens diferenciados. Se apoiou em cores, estampas florais cabelos pretos e presos e saias o que na época era muito recorrente e aceitável. Ela é muito expressiva com traços fortes, se eu uso esses aspectos que ela uso fico parecendo uma meninas de 10 anos.

    Ela sabia usar a roupas e não a roupa usava ela.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo combina muito bem com ela.Realmente sabia usar as cores e acessórios ao seu favor.

      Excluir
  18. Amooo seu blog pq aqui a gente sempre lê moda misturada com a arte !! Amei o post sobre a Frida e tenho que dizer que adorei a citação da Carmen, a tenho como minha muuuusa!! Beijãão

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz que tenha gostado, Pry.Acho essa mistura de moda com artes uma coisa maravilhosa.

      Um grande beijo!

      Excluir
  19. Nossa, com certeza, se tem algo que define ela é autenticidade ♥ Eu queria muito ir na exposição que estava tendo ou ia ter ou está tendo no Rio sobre ela, ouvi falar e fiquei encantada. Uma pena que seja tão longe. Nunca tinha visto ninguém fazer um post tão completo e interessante sobre ela, parabéns pela pesquisa e iniciativa de compartilhar esse conteúdo aqui.

    Beijos
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito da Frida, Thay.Acho importante essa mobilização na blogosfera para que mais pessoas possam conhecer o trabalho de artistas mulheres tão interessantes e representativas.

      Muito obrigada pelo elogio e um beijão!

      Excluir
  20. O que é essa mulher?
    Ela é -sim, no presente, pq artistas nunca morrem - MARAVILHOSA, DIVÔNICA...ai, eu poderia escrever linhas e linhas com adjetivos para classificá-la hahaha.
    Adorei sua postagem e seu blog!
    Besitos
    Iza

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frida é simplesmente um encanto.Fico feliz de saber que exista tantas pessoas admiradoras do trabalho dela♥

      Besitos

      Excluir
  21. Maravilhosa Gabriela! Achei emocionante esse depoimento dela ~ especialmente sabendo que hoje ela é uma das grandes referências latinas de feminismo e estilo.

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Frida é um grande exemplo de mulher na América Latina. Uma história de vida sofrida, porém cercada de genialidade e espírito artístico.

      Beijos

      Excluir
  22. Oi Gabriela.
    Frida é uma inspiração em muitos aspectos.
    Ano passado eu fui em uma exposição dela e pude conhecer mais de seu trabalho como pintora, mas algo que me chamou atenção também foi poder observar sua forma de se vestir.
    Abraços.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  23. A personalidade e a vida de Frida são super representativas, em uma época que a mulher era muito subjugada ela conseguiu expor o seu modo de pensar de maneira brilhante, levando junto toda uma força latino americana que com certeza nos representa :)

    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post, a Frida é um ícone né? Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  25. Gabi, este com certeza é um dos melhores textos do seu blog! Amo Frida. Já vinha pensando em falar sobre ela no Império, mas você fez isso tão bem que vou deixar a minha versão do estilo Frida para depois (risos).

    Beijos,
    Rafa.
    www.imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Muito obrigada Rafa...Mas espero sua versão sobre o estilo dela também! Seus posts são um deleite e banho de cultura! ♥

      Excluir