A história por trás de Ne me quitte pas

11:10

Existem certas canções que por mais que sejam velhas sempre estarão presentes na história da música e na história de cada um de nós.Ne Me Quitte Pas, lançada em 1959 por Jacques Brel em parceria com Gérard Jouannest é uma prova da imortalização do gênero chanson-française

Ne me quitte pas
Imagens via:Pinterest.


Muito embora o público a classifique como uma canção amorosa, Ne Me Quitte Pas segundo Jacques Brel, nada mais é do que uma letra que demostra a fragilidade masculina diante da perda da amada, e nem precisamos ir muito longe para fazermos essa constatação! Basta saber que o título significa não ''Não me deixe'' e que essa mesma frase é repetida diversas vezes no decorrer da música...Em um tom melancólico.


Jacques Brel Ne me quitte pas


Ouvintes mais aguçados, não só com a letra, mas também com a voz chorosa de Brel durante as interpretações, talvez se perguntem se existe alguma relação direta entre a vida do cantor e o processo de composição da música.E sim! Ne Me Quitte Pas é uma letra feita sob medida para uma relação extraconjugal do belga com a apresentadora e cantora francesa, Suzanne Gabriello.

Ne me quitte pas


Suzanne e Jacques tiveram uma relação amorosa durante um certo período, no entanto, ele já era casado e não estava disposto a terminar sua relação com sua então companheira e mãe de seus filhos, Thérèse Michielsen.A grande contradição é ele ter deixado a amante e não o contrário como o eu-lírico sugere.



A música foi regravada por diversos cantores, entre eles, Céline Dion, Maria Gadú, Nina Simone,Maysa e tantos outros, mas sinceramente nenhuma das regravações chega aos pés da original.

Antiguinhas

17 comentários

  1. que legal! não conhecia a história dessa música!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  2. Não sabia a história e não conhecia a música, adorei
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre imaginei que houvesse uma história bem dramática por trás dessa música. Ela é extremamente melancólica. Eu não conhecia o cantor original dela, eu só conhecia a versão da Maysa, que também está muito bem interpretada na voz dela.

    http://penseeadistance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão da Maysa é maravilhosa, é a minha favorita depois da original.

      Excluir
    2. Ouça a versão do colombiano Yuri Buenaventura.

      Excluir
  4. Gabi e seus posts diferentes que gosto tanto haha. Não tinha ideia da origem da música, muito legal!

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
  5. Que interessante, nunca parei pra pensar no significado e na origem da música!
    Teu blog é cultura! <3
    E sim, nada se compara a voz do Jacques! Essa música é clássica, vai ultrapassar gerações pra sempre!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 A voz do Jacques é maravilhosa! Uma música melhor do que a outra.

      Excluir
  6. A canção é sem dúvidas não apenas um clássico da música francesa, mas sim da música mundial. A gravação original realmente não tem comparação. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como amante de chanson-française, sou grande admiradora de Jacques Brel, e considero "Ne Me Quitte Pas" uma das canções mais lindas da humanidade. Mas confesso que desconhecia a origem dela. Saber da realidade dramática que há por trás da música torna a performance ainda mais avassaladora.

    Beijos,

    Rafa.

    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa <3 é uma das minhas canções favoritas da vida, e eu também acho ela uma das mais lindas da humanidade.A interpretação e a voz do Jacques são de uma preciosidade sem palavras.

      Excluir
  8. Caramba, eu não sabia a história dessa música não. Obrigada por compartilhar isso com a gente sua linda :)

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada <3, essa música é sensacional em tds os sentidos.

      Excluir
  9. muito bom saber a história por trás dessa música tão linda! eu, particularmente, acho essa música incrível, nunca consigo passar quando ela toca no meu player. a versão que mais escuto é na voz da Maysa, acho intensa e a voz dela é um afago pros ouvidos xD

    Beijão!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  10. O Canal CocktailF, que ensina o idioma Francês, fez uma análise da música "Ne me quitte pas". Muito bom e com ótimo sotaque francês.Vale acompanhar.

    https://www.youtube.com/watch?v=bTTta2EethY

    ResponderExcluir
  11. Maysa e Jacques Brel, para mim, estão empatados na interpretação desta notável composição musical. Não dá para pensar num segundo lugar.

    ResponderExcluir