Conheça A Moda Tiki

Quando se pensa em moda retrô, muitas pessoas trazem à memória imagens de vestimentas sóbrias e de tecidos pesados, mas estão enganados os que pensam que não se pode manter o estilo com elegância e sem precisar passar calor.E é aí que o estilo Tiki entra em ação em nossas vidas, nos proporcionando leveza e alegria com as combinações bastante descontraídas que podem ser feitas! 

estilo tiki pinup
Atriz Dorothy Lamour.


O Que é o Tiki?

Vamos retornar à década de 50, nesse período do pós-guerra, vai surgir nos Estados Unidos um movimento que visa a busca pela vida simples dos povos ''primitivos'' das ilhas oceânicas, especialmente da Polinésia.Nessa fase, diversos bares serão realizados e ficarão conhecidos como ''tiki bares''.A decoração desses ambientes eram bastante rústicas e de fácil reprodução.As músicas mais tocadas giravam em torno do repertório étnico de povos da Oceania, mas, cabe dizer também que a cultura de outros povos das Américas foram introduzidas ao movimento.

tiki hawaii 1940s
Garotas nos anos 40 exibindo o estilo Tiki.

Foi nessa época também que o
Hawaii começou a chamar a atenção norte-americana, que rapidamente transformou o local num grande polo de turismo, assim como fez com Cuba, construindo diversos hotéis e atraindo pessoas para lá.A dança Hula começou a ser objeto da curiosidade mundial.


tiki floral dress 1940s
Da esquerda pra direita as atrizes Debra Paget e Rita Hayworth com roupas de banho tropicais.

Como Incorporar O Estilo? 

Minhas dicas são para o dia a dia.Como o verão brasileiro costuma ser bastante quente, vamos optar por vestidos que mostrem os braços, porém, eles não precisam ser necessariamente curtos.Em relação às estampas dos vestidos, aqui fica algumas observações: o que predomina são as estampas de flores tropicais, mas se você for mais discreta, use um floral do seu agrado.Outra grande aposta são os vestidos lisos com cores fortes (vermelho, azul, amarelo, laranja).Para os pés, sandálias no modelo espadrille são bem-vindas e remetem ao rústico.Usar conjuntos com estampas de abacaxi e demais frutas tropicais também é uma ótima pedida! 


gene tierney flower
Da esquerda pra direita as atrizes Dorothy Lamour e Gene Tierney.
A melhor parte é reservada aos acessórios.Flores, especialmente as grandes, óculos e chapéus deixam qualquer visual Tiki incrível, e ainda sobre as flores, dê preferência para as espécies nativas do Hemisfério Sul, pois garantem detalhes mais contextualizados.

Para quem tem receio de usar o estilo, eu acho que vale a pena a tentativa em ambientes praianos, ali quasse todo mundo (na maioria das vezes) tem coragem de ousar em peças chamativas, sem medo de ser feliz, e certamente fazendo isso, você se sentirá mais segura para aos poucos introduzir a moda Tiki em ambientes urbanos.

29 comentários:

  1. Ai, me apaixonei pelas peças.
    Quero muito!

    Beijos
    Ingrid Lemos Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas <3 fiquei louca pelas flores e presilhas de cabelo...E os vestidos são umas gracinhas.

      Excluir
  2. Não sei se seria adepta ao tiki porque eu não sou uma pessoa muito "verãonil", sabe? Prefiro inverno, neve, casacões! Hehe! Mas é lindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho os casacões lindos, mas também gosto dessa pegada mais tropical.Acho os vestidos tiki maravilhosos *-* e os acessórios de cabelo nem se fale.Queria todos <3 <3

      Excluir
  3. Amei! E acho perfeito, já que moro numa cidade que faz calor 365 dias por ano e minha casa é quase na praia xD Acho lindimais essas estampas florais grandes e coloridas, passa felicidade só de olhar a roupa hahahahahsakjshjkahs Estou apaixonada por esses modelos de biquíni hot pants, tá nos meus planos comprar um já que as férias estão chegando e com elas umas visitinhas à praia, eu espero xD

    Adorei o post, Gabriela, e adoro tua escrita. Seguindo aqui!

    Beijão!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, fico muito feliz que você tenha gostado ^^ e sim, essas peças são lindonas.Amo forte, pena que o orçamento nessa crise não tem me permitido fazer muitas compras :(

      Beijos

      Excluir
  4. adorei ♥ não vejo a hora de ir curtir o verão ai no BR.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lindooo demais esse estilo!! As fotos da marca ficaram muito boas

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  6. Aquele pó é muito bom. Estou amando!

    Confesso que não fazia ideia do que era estilo Tiki. Achei bem interessante! Ultimamente ando gostando bastante de vestidos com flores.

    Ótima quinta, Gabriela!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de flores, seja no cabelo, seja em estampas, por isso adoro o tiki.

      Excluir
  7. Que estilo mais lindo! Fiquei querendo arriscar aqui em Santos kkkkkk

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ameeei gente !

    Babei naquele vestido de flores vermelhas... adorei essa moda Tiki :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  9. Que lindo aquele macacão de manga comprida, quero ele pra ontem já :P hahaha! Nossa, esse estilo é incrivelmente lindo, eu queria saber me vestir assim, mas sempre caio pro lado mais boho da vida, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi minha peça favorita também ♥♥

      Excluir
  10. Adoro inspirações vintage <3
    Quero peças assim pra vida hahaha
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  11. Não o conhecia como estilo tiki e concordo com você que ele combina muito com o nosso clima tropical, gosto do verão justamente pelas estampas floridas, dos vestidos e das espadrilles.
    Amei as peças que você escolheu Gabi, são lindas.
    Beijos!

    www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amei as inspirações que trouxe, e amei saber mais sobre.
    bjkas lindona
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que post lindo, amei essas inspirações , os macaquinhos principalmente rsrs
    Beijinhos

    www.suhmoncano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os macaquinhos são lindos, né?! To apaixonada por eles.

      Beijos

      Excluir
  14. Oi Gabi, tudo bem?
    Não sou muito adepta do estilo vintage, mas acho lindo quem usa!
    Adorei os biquinis, muito bonitos. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Amei!Esse estilo me lembra muito a diva Katy Perry!rsrs!Adoro aqueles maios estilo engana mamãe!kk!

    Bjss!!!

    http://pamelalindsey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu não sabia da história do estilo. Que bacana !! Beijoss

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
  18. AAAAAAAAI acabei de descobrir que o meu biquini novo é no estilo TIKI! hahah é um conjuntinho com hot pant listrado com flores amarelas! Adorei o post, adorei o banho de cultura, adoro a forma como como você mostra as coisas, gabi!

    Um beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
  19. Estilo MARAVILHOSO, amei tudo e quero todas as peças!!

    ResponderExcluir
  20. Que lindo o macaquinho e o biquíni *__*
    amo floral!

    Ari

    De volta ao retrô

    ResponderExcluir