Cindy Sherman e a crítica aos esteriótipos femininos

11:23

Gostaria de apresentar hoje Cindy Sherman, uma fotógrafa com o nome bastante representativo na Arte Contemporânea. As temáticas fotográficas de Cindy estão muito ligadas ao feminino e de quais maneiras as mulheres foram/são representadas de acordo com as mídias.

Cinfdy Sherman



Entre 1977 e 1980, Cindy realizou uma série de fotos intituladas ''Untitled Films Stills''que trabalham com os esteriótipos femininos presentes em filmes, revistas e televisão.Os arquétipos vão desde uma dona de casa comum até uma grande diva hollywoodiana que se esconde no meio da rua.


cindy sherman



As fotos foram tão relevantes que em 1995 o material todo (69 fotografias) foi adquirido pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).Essas fotografias contam com 100% da participação de Cindy, que tirou as fotos, cuidou dos cenários, do figirino, maquiagem, além de ser ela mesma a modelo.

cindy sherman

Ao primeiro momento a impressão que se tem é que são várias mulheres em distintas ocasiões, mas uma análise mais detalhada, junto com explicações da própria fotógrafa nos faz percerber que a série toda é apenas sobre uma mulher.

Nas décadas posteriores ao projeto que a consagrou, Sherman desenvolveria um outro material com os esteriótipos femininos em filmes de terror.

Antiguinhas

34 comentários

  1. Que lindas fotografias! Eu não conhecia Cindy Sherman (embora este nome não me seja estranho). Adoro aumentar o cabedal de novos artistas.

    Beijos,
    Rafa.
    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro estender minha listinha de novos artistas ^^

      Excluir
  2. Que bacana Gabriela, o trabalho da Cindy é mesmo incrível! Gostei de conhecer e adoraria ver as fotografias no MOMA.

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Deve ser um sonho ver as fotos de perto.

      Excluir
  3. Lindo blog, conteúdos muito interessantes.. Adorei fazer a visita.. Estou seguindo, segue la o meu tbm .. Bjos e Obg..
    http://todaindelicadaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo assunto de se abordar, as produções cinematográficas são repletas de estereótipos.
    As fotos ficarão ótimas.

    www.cantinho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repletas.
      Achei ela bem corajosa em tocar nesse assunto.

      Excluir
  5. Que fotos lindas!
    E adorei o fato de que ela mesma foi modelo.
    Vou pesquisar mais sobre ela, gostei.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Conheci seu blog a pouco tempo, mas já estou amando, você arrasou no post, simplesmente MARAVILHOSO!
    Bju Bju
    www.rascunhosdeestilo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse trabalho de fotos que ela fez. Mas são liiindas. Queria ver mais representações que ela fez *--*

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez bastante coisa <3, mas no Pinterest tem boa parte dos trabalhos.

      Excluir
  8. Oi Gabi, tudo bem?
    Adorei o tema, super contextualizado com esse momento que estamos vivendo de discussão do machismo e valorização da mulher. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante e o engraçado é que eu fiz esse post antes de saber o tema de redação do ENEM e acabou sendo justamente relacionado à esse universo.

      Excluir
  9. Lindas fotografias
    Amei o seu blog!!
    Estou seguindo o seu blog e sua Fan Page
    Esse é o meu Instagran: @luanacarvalhoi te retribuo lá
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa achei incrível, não a conhecia, aliás fico conhecendo muitas coisas interessantes através do seu blog, achei as fotos lindas, e mais incrível é o 100% da participação dela nestas imagens.
    Beijos!

    www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, ele fez tudo sozinha kkkkk, bem interessante.

      Excluir
  11. Adorei! Eu ainda não conhecia Cindy mas gostei muito. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei! Mas parece que todas elas estão fazendo coisas que hoje em dia a gente luta pra ser contra, tipo dona de casa ou "sexo frágil", sabe? Ou eu que estou interpretando errado mesmo.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está interpretou certa, eram esses esteriótipos que ele criticou, de mulher dona de casa, de mulher femme fatale, de neurótica...Coisas que estavam em voga massivamente nas mídias daquela época e de hj também.

      Excluir
  13. ai que coisa maravilhosa, cara! Adoro quando alguém retrata esteriótipo de uma maneira tão linda, acho que o fato dela ser mulher e por ser ela a fotografada fez com que desse o ar real da coisa toda.
    Adoro esses ensaios subversivos e adoro conhecer coisas novas, cara <3 obrigadíssima por essa dica valiosa (sério, to in love)
    hshshssh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Isa <3
      Eu também adoro quando as pessoas tocam nesses assuntos de uma maneira leve e artística.

      Excluir
  14. Eu não conhecia o trabalho dela e achei muito legal! Vou pesquisar para conhecer as fotografias de esteriótipos femininos em filmes de terror. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema bem interessante, pesquise, vc vai descobrir muitasss coisas legais e revoltantes.

      Excluir
  15. Muito bonitas as fotografias, eu não conhecia o trabalho dela, vou pesquisar mais! =)

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Acho que vc vai gostar bastante Pri ^^

      Excluir
  16. Eu adoro esses posts por aqui, de personalidades históricas!
    Adorei as fotos que vi aqui dessa sessão de fotos e só fui ver que era a mesma modelo em todas lendo o post hahaha porque parece demais a Marilyn!

    Beijos, Gabi!

    Blog Coisa e tal

    ResponderExcluir
  17. Eu to amando muito seus posts, Gabi! Adorei as fotos e conhecer a fotógrada, não conhecia, muuito legal!

    beijo
    www.blogbelatriz.com Fanpage:
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
  18. Nossa que trabalho incrível, adorei tudo!

    ResponderExcluir
  19. Muito legal esse trabalho! E vc, danadinha, colocou poucas fotos só pra gente pesquisar mais rsrsrs
    Vou mostrar pra minha irmã, que é fotografa =P

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir