Aquarelando: #4 Anita Malfatti

18:58

E aí vai mais uma mulher que se destacou no mundo das Artes Plásticas, a paulistana Anita Malfatti.Anita representa junto de Tarsila do Amaral a força feminina de produzir arte em uma época em que as mulheres eram excluídas da nata do mundo artístico. A pintora nasceu em 1889 e teve de lidar ainda na infância com uma atrofia no braço e mão direita, o que a obrigou ir para Itália em busca da cura para o seu problema, no entanto, essa deficiência a acompanharia pelo resto da vida, não restando outra alternativa a não ser a de se desenvolver com a mão esquerda.

anita malfatti biografia
Imagens via: Pinterest.



  VIDA

Um dos sonhos de Anita, como o de muitos outros pintores, era estudar em Paris, capital conhecida por suas muitas galerias e oportunidades artísticas.Mas, o destino de Malfatti ao primeiro momento seria outro:estudar na Alemanha.Passado alguns anos na Europa, Malfatti regresa e apresenta seus trabalhos no Brasil. mas eles não agradam como o esperado!

anita malfatti pinturas
Tropical (1917)




Em 1917, regressa mais uma vez e recebe duras críticas do escritor Monteiro Lobato. A notoriedade estaria reservada para a Semana de Arte Moderna de 1922, semana esta que põem em xeque conceitos até então consolidados no mundo das Artes, e traz consigo percepções novas, estilo pelo qual Anita se identificava e pôde dar sua contribuição.

anita malfatti pinturas




 OBRAS

Malfatti fez de suas obras um mix de Expressionismo/Fauvismo.Retratos, cenas tipicamente nacionais, jogos com o foco de luz estão presentes em seus quadros.Ela é por tanto uma das artistas mais importantes do Modernismo Brasileiro, pois suas exposições serviram com dínamo na cabeça de outros artistas modernistas (que aliás a defenderam das críticas sofridas).

anita malfatti quadros




Eu particularmente gosto muito das pinturas dela, os traços são bem marcados e as cores alegres.E o mais importante:foi uma artista mulher em um período que mulher apenas podia pintar ''coisas bonitas'' e delicadas e, por tanto, era impedida de exercer sua criticidade por meio das artes.

Antiguinhas

24 comentários

  1. Olha a Anita aí, ela foi presença forte no movimento modernista no nosso país, acho suas cores bem brasileiras e gosto muito da espécie de "volume" que suas pinceladas cria.

    Seu logo é lindo, moderno e chique,rsrs!
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber um pouco mais sobre a Anita Malfatti não conhecia as obras e gostei muito das telas.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. adorei o post e conhecer mais sobre a artista! XD

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Quando eu estudei, tive a oportunidade de ter uma grande professora de artes. Lembro-me que ela focou muito na Semana da Arte Moderno e por isso trago o gosto por essa época e pelos artistas ate´hoje. Fiquei numa alegria muito grande em poder ler essa postagem. Anita tem pinturas lindíssimas. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo...Minha professora de Literatura e Língua Portuguesa gostava bastante de focar nos autores modernistas.

      Excluir
  5. Anita, assim como Tarsila, foram duas grandes artistas das quais me inspirei muito quando estava na escola. Cheguei a tentar reproduzir algumas telas delas. Bons tempos <3

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa isso,Pri <3 <3 eu já tentei reproduzir algumas coisas da Tarsila.

      Excluir
  6. Lembro que estudei sobre ela na escola, a gente tinha que saber tudo sobre arte!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, minha professora de LPLB gostava muito dos Modernistas.

      Excluir
  7. Eu gosto também Gabriela, acho o trabalho dela bem interessante e bonito!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer mais sobre a artista , os quadros são lindos =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  9. Sou super por fora da história da arte, mas lembro quando a estudei no colégio. Tive que escolher uma atriz para apresentar e escolhi ela <3

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  10. eu não entendo bulhufas de arte, já devo ter comentado isso! hahaha
    mas achei bem expressivas mesmo.. dá pra ver claramente o que elas estavam sentindo!
    ou eu tô vendo coisas demais! hahahaha

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihihi, tem certas coisas na arte bem sujetivas, Luana...Acho que isso é uma das coisas mais legais nas Artes, aliás o que seria Arte? É um contexto bem complexo e que gera várias discussões, mas o mais legal é que nós podemos sentir várias coisas.

      Excluir
  11. Amei a arte dela.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Como eu fiz letras, já li sobre ela e vi algumas obras dela.
    Eu acho que tem muita expressão nos quadros dela e na época ela não alcançou o esperado porque o Brasil estava em outro aspecto com pinturas, mas são belas obras.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim...Na verdade não era bem os artistas, pois já havia um grupo de artistas com pensamentos distintos, porém a crítica brasileira de artes vivia sobre os moldes europeus.

      Excluir