A Maquiagem de 1920

A década de 20 é conhecida como ''Os Loucos Anos 20'', esse nome se deve ao fato de que boa parte da América do Norte e Europa viveu uma época de prosperidade e efervescência cultural. O Cinema, a Literatura, a Música, as Artes Plásticas, a Moda, em suma, tudo parecia caminhar para uma grande alegria sem fim. Nós sabemos que essa fartura toda durará apenas até 1929, quando os bancos norte-americanos sofreram um forte golpe, levando consigo o mundo inteiro para uma crise, que seria a mais assustadora da história. No entanto, antes de chegar em 29, a festa não poderia acabar!  


maquiagem dos anos 1920
Pola Negri, estrela dos anos 20.


Maquiagem dos Anos 20

Existem certos pontos da maquiagem dessa época que precisam de nossa atenção. O primeiro deles sem dúvidas é o fato das sobrancelhas serem quase que na maioria das vezes de espessura fina, outra coisa presente são os lábios estilo ''Cupid's Bow'', basicamente é uma marcação feita na região do arco do cupido (parte superior da boca), a fim de deixar os lábios bem desenhados e com formato de coração. A cor dos batons giravam em torno do vinho, roxo, marrom escuro, vermelho e contornos com preto.

melindrosa maquiagem
Clara Bow, it girl dos anos 20 e atriz.

A Pele

Em relação à preparação da pele é a mesma para quase todos os tipos de maquiagens, o que vai mudar é a cor do blush escolhido (muitos eram puxados para o rosa pink) e o local onde era aplicado. Hoje, grande parte das moças aplicam o blush numa região um pouco mais abaixo dos olhos e afastado do nariz, naquela época, o rosinha das bochechas era mais notável e concentrado mais ou menos um dedo abaixo depois da região que costumamos ter olheiras ou no canto das maçãs. 



maquiagem de 1920
Propaganda da Maybelline e atriz Irene Delroy.

Os Olhos

Os olhos dos anos 20 eram muito marcados e dramáticos, os cílios eram volumosos tanto em cima, como em baixo. As sombras mais usadas eram em tons perolados, marrom escuro, tons arroxeados, lilás, rosa, preto e chumbo.

Claro que não eram todas mulheres que adotaram o estilo flapper girl, mas inegavelmente elas se tornaram as grandes it's girls da época.Destaque para a atriz Clara Bow, responsável pela popularização do já mencionado, Cupid's Bow. 



1920s makeup guide
Marion Benda, dançarina de teatro dos anos 20.

Paletas com cores frias, blush em tons mais escuros e com fundo azul, batons escuros e cílios postiços volumosos devem estar no kit da maquiagem de 1920.



  • Parte 2 do projeto - Maquiagem nos Anos 30 aqui
  • Parte 3 do projeto - Maquiagem nos Anos 40 aqui
  • Parte 4 do projeto - Maquiagem nos Anos 50 aqui
  • Parte 5 do projeto - Maquiagem nos Anos 60 aqui 

16 comentários:

  1. Que lindo, Gabi! Particularmente, a Era Eduardiana e a década de 1920 são duas das épocas que mais me despertam paixão, as mulheres eram artes ambulantes. É uma pena que as minhas tentativas de maquiagem 20's sempre foram fracassos. Não consigo apagar minhas sobrancelhas por serem naturalmente muito escuras e grossas. Amo maquiagem e adoraria saber nomes de produtos, e principalmente como usá-los, mas tenho certas dificuldades, ainda. Espero um dia poder conseguir.

    Beijos,
    Rafa.

    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também sou apaixonada por coisas vintage, aliás meu último post foi sobre coisas vintage também. A maquiagem dos anos 20 é maravilhosa, acho tão marcante! Também gosto dos adornos que as mulheres dessa época usavam na cabeça. Não sei se teria coragem de usar uma make tão pesada, não tenho muita destreza pra me maquiar, mas um dia ainda vou tentar, hehe. Continue com a série, que eu gostei! Também sou apaixonada por coisas vintage, aliás meu último post foi sobre coisas vintage também rs

    http://geekcoolture.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* os acessórios de cabelo são incríveis,as roupas igualmente <3

      Excluir
  3. acho as maquiagens dessa época super ousadas e ao mesmo tempo as mulheres pareciam bonecas!
    adorei a ideia da série! vou aguardar os próximos! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pareciam mesmo, muito bonitas, curto demais aquele tipo de maquiagem.

      Beijão

      Excluir
  4. Flor!! Que postagem diferente e interessante, eu amo coisas de épocas e nas minhas leituras adoro ter conhecimento para assim imaginar tudo direitinho, 1920 é uma época que gosto muito! Amei conhecer a maquiagem e a postagem! Beijos
    Paula Juliana - Blog Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/08/resenha-como-ser-feliz-ou-no-minimo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1920 <3, umas das minhas épocas favoritas *-*

      Excluir
  5. Eu sinceramente não sei muito sobre a moda vintage, e maquiagem mas com o seu blog eu sinto que vou entrando mais e mais no universo e você sempre fala de uma forma clara e objetiva que ajuda bastante. Eu adoro as maquiagens vintages do dia a dia, parecem tão naturais e deixam a expressão mais leve, feminina. Mas as de festa e um pouco mais pesadas são tão bonitas, quem dera ter habilidade, pois até na hora de passar um rimel eu dou aquela borrada haha

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah, acontece borrar, eu me borro com delineador às vezes, hj melhorei bastante.

      E eu gosto muito da maquiagem da década de 30, minha favorita em questão de maquiagem heheh;

      Excluir
  6. Os olhos são o que eu mais gosto! Eles eram bem marcados mesmo... Para noite ficam ótimos!
    Os cílios volumosos é algo presente em mim todos os dias, mesmo quando quero sair com aquela aparência de cara lavada... Faço a pele, coloco muuuiiita máscara, um batom nude e estou pronta! rs
    Bjoooos

    vaieusa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah maravilha <3 queria poder usar um olho mais carregado, porém sinto uma coeira, certo incomodo, então nem arrisco tanto, mesmo assim nos lábios eu curto a marcação do Cupid's Bow.


      Beijos

      Excluir
  7. Acho que já comentei aqui com vc que fiz um trabalho do curso de maquiagem sobre os anos 20. Fascinante! Acho uma das décadas mais importantes para a historia da beleza <3

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro sim Camila, eu acho essa década fantástica e muito bonita <3

      Excluir
  8. Amei essa TAG! Adoro estudar maquiagem, vintage então! Amava o cupid´s bow dessa época, muito fofo.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  9. Guriiia, eu tô completamente apaixonada por esse post, sério! Que amor que tu colocou além do estilo, a explicação do por quê era assim, arrasou demais <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 acho super importante dar o contexto Thay, apenas uma outra maneira de afirmar que a Moda faz parte do seu contexto histórico.

      Excluir