Aquerelando # 3 Salvador Dalí

11:29

O Aquerelando de hoje é sobre um dos meus artistas favoritos, nada mais, nada menos do que Salvador Dalí, pintor espanhol conhecido mundialmente por suas pinturas surrealistas e sua personalidade extravagante.

salvador dalí pintor



Dalí nasceu em 1904 na Catalunha, sua mãe sempre o incentivara em suas habilidades artísticas, chegando a cursar Artes na Academia de Madrid, porém foi expulso de lá em 1926. 


Ainda na década de 20 teve contato com o Dadaísmo e conheceu Pablo Picasso, um dos artistas que admirava. O estilo de se vestir e principalmente seu modo fazer arte causaram curiosidade nos críticos da época, colaborando significativamente para a sua popularidade.

salvador dalí quadros




Dalí chegou a participar do grupo Surrealista (estilo que o consagraria), contudo, seu apoio ao governo de Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola levou à sua expulsão. Segundo antigos companheiros, o propósito de Dalí era puramente ganhar dinheiro.

salvador dalí pintor



                                                                     A pessoa de Salvador Dalí era bastante excêntrica e chamativa, seus quadros, esculturas e poemas são repletos de simbologias e recheados das abordagens da psicanálise de Freud. Além de ter trabalhado com as artes plásticas, produziu conteúdo para o Cinema, ao lado de Walt Disney e Alfred Hitchcock, participou de projetos estilísticos no ramo têxtil e joalheiro, não esquecendo que também foi fotógrafo e escritor.

salvador dalí





Faleceu em 1989 por insuficiência cardíaca, entretanto, continua sendo um exemplo e icônico no mundo das Artes.

Antiguinhas

27 comentários

  1. Nossa... Achei que ele tivesse falecido nos anos 90 [e muitos], pois tenho algumas lembranças sobre isso!
    Ele era bem excêntrico mesmo... Evoluído! ;)
    Gosto mto dos seus posts!
    Bjooos

    vaieusa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele faleceu em 89 ^^

      Que bom que gosta Tatiana hehehe

      Bjos

      Excluir
  2. Eu não sou muito fã do Dali Gabriela, acho que dos surrealistas o meu "favorito" é o Magritte ~ mas conferi a exposição dele aqui no Rio no ano passado e foi muito bacana. Tem post lá no blog, se você tiver curiosidade:

    http://naomemandeflores.com/salvador-dali-no-ccbb/

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou ler Camila, eu gosto muito...Embora ele tenha tido uma personalidade um pouco exagerado (coisa que eu não sou tão fã), mesmo assim gosto dos trabalhos dele.

      Excluir
  3. Dalí foi um artista muito interessante, adoro a visão dele. Já pude ver algumas obras de pertinho e são incríveis!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro artes surrealistas, normalmente fico muito tempo as olhando e imaginando o que pode ser, como o artista pensou para chegar até lá!! No colégio tentava fazer quadros apenas deste tipo hahaha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer melhor a história de Salvador Dalí =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  6. Eu acho muito muito interessante esse tipo de conteúdo que você aborda aqui no blog, Gabi!!
    Eu já tinha visto muitos quadros dele (me lembro que no Ensino Fundamental via muito na escola) e muitas fotos, mas não conhecia a sua história! Achei bem legal o seu post!!

    Um beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta Na, fico feliz ♥

      Bjos

      Excluir
  7. que artes lindas, surrealismo é algo que realmente impressiona muito
    beijos
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impacta bastante quem vê as obras kkk, por isso eu gosto.

      Beijos

      Excluir
  8. Não sabia da história dele, as obras são encantadoras!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. O Surrealismo nas obras dele é impressionante, me da a sensação de que quanto mais eu observar a obra mais detalhes curiosos eu irei encontrar, sem falar que acho bastante moderno!
    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que estamos dentro do sonho de alguém ou do nosso próprio uahushsu

      Excluir
  10. Adoro seus posts sobre arte/artistas. Dali é um dos meus favoritos também, essas fotografias dele são hilárias ^^

    Beijos, Pri
    http://vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta Pri ^^, confesso que amo escrever sobre artes/ilustrações aqui no blog, é uma das coisas que eu mais curto abordar.

      Beijão

      Excluir
  11. Lembro que ele já foi destaque em um trabalho, do curso de fotografia que eu fiz.
    O trabalho dele é incrível, mas tivemos dificuldade de representa-lo rs

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahahaha imagino, até pra desenhar coisas surreais tem que estar muitooo inspirado.

      Excluir
  12. Eu gosto do surrealismo nas artes dele. Adoro aquela pintura do relógio "derretido" acho que se chama "A persistência da memória". Semestre passado eu estava estudando sobre arte contemporânea e estudei as artes dele, é incrível! Tenho um perfume que foi inspirado nas artes dele, é em forma de boca, muito cheiroso. Adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meu gêneros que eu mais gosto, acho super bacana e reflexivo. Acho que a subjetividade contida nos quadros é o que mais me agrada.

      Bjos Thamy

      Excluir
  13. Eu sou apaixonada pelo trabalho dele, mas fiquei meio chateada quando nas aulas de História da Arte e do Design fiquei sabendo que rolam boatos de que ele assinava quadros em branco pra embolsar muita grana e por preguicinha ;~


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecendo um pouquinho da vida do Dalí posso dizer que ele era uma pessoa bem vaidosa, na verdade existia um personagem por trás de tudo aquilo e ele gostava de money mesmo $$$$

      Beijos Thay

      Excluir
  14. Ai, que fofo, nossos lays se parecem! haha Eu sempre gostei muito de Dali, mas não sabia muita coisa sobre ele. É que eu acho meio doido o jeito como os quadros dele se expressam, sabe? Parece que a gente entra na cabeça de alguém meio desequilibrado e, daí, parte pra uma coisa bonita. Diferente do que se espera da maioria dos "loucos". Ele é um gênio em sua diferença artística. Curti bastante o post.
    Enfim... Obrigada pela visita lá no Centri e desculpa a demora! Aparece lá de novo pra ver meu mais novo post, me ajudar com as dúvidas no texto e pra gente manter o papo em dia, ta bom? Um beijo e bom fim de semana pra todas nós! :D

    http://centrifugir.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou passar lá Carla, adorei aquelas dicas de intercâmbio do seu blog ♥

      Bjos

      Excluir
  15. Tenho um grande amor pelo Salvador Dali! Meu favorito dele é aquele dos relógios derretidos. Me apaixonei quando era criança e fiz minha mãe comprar um quadro super pesado de uma pintura de elefante (acho que o nome é O elefante) que tá lá com ela até hoje, mas um dia será meu MWHAHAHA <3 <3 Pelo o que li ele fez o quadro antes de alguma dessas guerras aí, porque sonhou com elefantes e achava que eram pressagio para guerra. Mas não sei se é real ou não.Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que amor ter um quadro dele em casa <3

      Excluir