Clássicos da Sétima Arte: Alice in Wonderland

19:55

Para as que não sabem, o livro Alice no País das Maravilhas completou no dia 4 de julho de 2015 150 anos, é muita história para uma obra que continua sendo um dos clássicos da cultura pop e da literatura infanto-juvenil. Pensando em todos esses detalhes, escolhi como indicação de filme a versão da Disney, Alice in Wonderland, em português Alice no País das Maravilhas de 1951.

alice no país das maravilhas filme
Antes de mais nada, eu gostaria de salientar que não julgo essa versão como sendo a melhor adaptação do livro do Lewis Carroll, no entanto, é inegável que o tempo e o fato de ter a marca Disney por trás tornaram esse filme um dos clássicos do cinema, afinal quem nunca se deparou com alguma cena da produção por aí?



Sinopse: 

Alice no País das Maravilhas gira em torno de Alice, personagem principal e suas desventuras em um lugar completamente maluco e surreal. O País das Maravilhas é um pedacinho do universo onde gatos, coelhos e qualquer animal pode falar, aliás, xícaras e demais talheres também conversam por lá. Somando tudo isso e mais alguns personagens com habilidades curiosas, é claro que teremos muitas confusões e enigmas a serem resolvidos, até que Alice finalmente consiga voltar para a casa.

alice no país das maravilhas 1951


Por que assistir?

O ponto forte do filme, em minha opinião, reside no desenho e ambientação. Os traços escolhidos para representar a Alice, o País das Maravilhas e os demais personagens é muito gracioso e remete sem dúvidas ao universo lúdico das crianças, e da própria obra em si. Além disso, se trata de um animação, e eu sempre acho bacana os fãs desse gênero darem uma olhadinha em produções mais antigas e poder perceber algumas ou outras diferenças em relação às animações de hoje. Outra coisa legal no filme é a trilha sonora, tem cantoria no decorrer da história, mas nada muito maçante como os musicais (nada contra musicais, porém eu particularmente não gosto).


Fichinha:
Título: Alice no País das Maravilhas
Ano: 1951
Direção: Walt Disney
Duração:75 minutos


Bem, a dica está dada, eu acho esse filme bem engraçado e super leve. Típico filme para ser visto com os amigos, com os primos, enfim com a família em geral!

Outros filmes do quadro Clássicos da Sétima Arte:
O Grande Ditador

Antiguinhas

34 comentários

  1. simplesmente AMO essa versão de Alice!
    na verdade, sou alucinada por clássicos Disney hhahahakjsjkd
    acho Alice muito gostoso e surreal de assistir, acho os desenhos lindos demais!
    e adoro as músicas kadkasjdakjsdj

    beijos!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, tem muito filme bom, tantos mais antigos, como os mais recentes.

      Gosto de Alice exatamente por essa pegada surreal que tem, é legal esse universo lúdico, que aliás é bem infantl.

      Beijos

      Excluir
  2. Adoro a história da Alice <3

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amo o filme, mas amo ainda mais o livro e claro as adaptações para video game ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
    xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa agora com jogos dela :3

      Excluir
  4. Um dos melhores filmes da Disney <3 inesquecível. Fora que envolve vários assuntos, como o da imaginação e inocência de uma criança e de como uma criança pode ser muito criativa. É raro ver crianças que não são criativas né? Se eu pudesse, teria a fita cassete desse filme, mas só tenho da Pocahontas que vinha com uma em forma de "Barbie" que o cordão piscava luzinhas :P hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito da Pocahontas também ♥, aliás gosto de vários filmes da Disney *-*, vou fazer um vídeo um dia falando sobre os meus filmes favoritos deles,

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Gabi!
    Alice no País das Maravilhas não é um dos meus filmes favoritos da Disney, mas o livro é bem bacana. Mas, realmente, a animação e os traços são ótimos!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa história. A Alice sempre foi a minha personagem preferida da Disney.
    Muitos julgam como uma história maluquinha e tal, mas podemos tirar lições incríveis. ♥♥ Só a gente prestar atenção, né? Eu gosto da versão antiga, mas amo também a mais atual e fiquei feliz em saber que vai ter a continuação. ;-)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ a versão nova eu não vi Carol, eu vi algumas versões mais velhas do que a de 51, tô querendo ver algumas recentes.

      Beijos

      Excluir
  7. Eu me lembro de assistir bem criancinha e de ter ficado encantada com o "surrealismo" da coisa toda. Essa versão da Disney é uma graça mesmo.

    Gabriela, foi seu aniversário por esses dias! Parabéns, viu? Torcendo para que o seu dia tenha sido lindo. <3

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila ♥, foi ótimo sim ^^, fiz um vídeo falando sobre meu aniversário e outras coisinhas essa semana ainda posto aqui no blog.

      Beijos

      Excluir
  8. Um dos meus contos preferidos, amo demais e essa versão em desenho me lembra muito a infância.. já teve dias de eu ver mais de 3 vezes..hahaha


    Beijos, Jell e Marcelo
    www,urbanoeretro.com.br
    www.youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahuahush é bem leve ^^, super gostoso de ver.

      Bjos

      Excluir
  9. a história da Alice é perfeita mesmo, adorei o post!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  10. Alice é maravilhoso né? Faz tempo que não assisto o desenho, o último que vi foi o filme!!

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  11. Caramba, eu não imaginava que era tão velho assim. E cara eu nunca assisti ao filme. Mas o desenho é realmente perfeito <3 eu amava demais. E olha que pensando bem agora, faz tempo que não assisto.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  12. Ai, eu vi uma reportagem esses dias falando do aniversário da história e dos ~~mistérios que ainda existem por trás da história, e cara, que SAUDADES! TO querendo assistir novamente e pegar o livro pra ler, amo a Alice e amo o Lewis <3

    coffee, rock & beer

    ResponderExcluir
  13. acho que nunca assisti o filme inteiro! hahaha
    mas acho a história bem interessante! principalmente depois de estudar mais afundo na faculdade! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  14. Eu confesso que tenho um leve trauma dessa versão hahaha
    Apesar de hoje, adulta, saber que a história de Alice foi até bastante aliviada nessa adaptação, eu morria de medo da Rainha de Copas e de agonia da cena do cresce e diminui quando era pequena.

    Nunca mais assisti depois de ter crescido mas confesso que tenho vontade para ver com outros olhos a mesmo obra.

    Beijos.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Essa versão foi uma das primeiras animações da disney que me lembro, e de certa forma acabou se tornando meio que um padrão para as outras que veio depois. Dá até vontade de ver de novo, rsrs ^^

    Beijos, Pri
    http://vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu ficava traumatizada com esse filme? Eu morria de dó da Alice perdida, implorando por ajuda e só se enfiando em problemas, eu assisti esse filme quando era muito pequena, e não sei, mas a imagem que fiquei foi do desespero de se perder e estar longe da sua família. Mas, nunca assisti ele depois de adulta, talvez se eu assistir, eu consiga enxergar de outra maneira, vai saber. rsrs

    Beijooos.

    Blog: http://true-luv.com/inolvidable/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Lá se foram 150 anos de Alice no País das Maravilhas e ainda há pessoas sonhando como ela! www.gravatacombatom.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amei tto o filme qto o livro, que li na adolescência..

    Vai comprar o box do mestre Hitch???

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô querendo muito Anete, tô cogitando fortemente porque está bem em conta.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. adoro as animações antigas da disney, confesso que nunca li o livro, mas obviamente já assisti a animação, e muitas vezes sou apaixonada principalmente pelos personagens, até digo que eu sou o Coelho que tá sempre atrasada ;D
    bjins
    luvdrawing.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nunca vi o desenho, acredita?! Só a versão com o Johnny Depp <3
    Fiquei curiosa!

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  22. Já viu a versão de Alice do diretor Jan Svankmajer?
    É um stop motion de 1988, fantástico (minha versão favorita) e um tanto quanto medonho.
    Acho que tem inteiro no youtube.
    =}

    Obs: eu gosto muito dessa versão da Dinsney

    ResponderExcluir
  23. Já viu a versão de Alice do diretor Jan Svankmajer?
    É um stop motion de 1988, fantástico (minha versão favorita) e um tanto quanto medonho.
    Acho que tem inteiro no youtube.
    =}

    Obs: eu gosto muito dessa versão da Dinsney

    ResponderExcluir